Wednesday, March 3, 2010

Inicio de Marco

O mes de fevereiro foi corrido, como tem sido todos os meus meses escolares ha quase 3 anos na minha vida. Muita coisa aconteceu, e me faltou pique pra relatar tudo em detalhes assim que as coisas aconteciam, e quanto mais o tempo passava, mais "novidades" acumulavam, e menos vontade/coragem/tempo/animo eu tinha pra vir aqui. Agora voltei depois de quase um mes.

O mes de fevereiro foi bom! Tive varias provas, desde sistema respiratorio ao cardiaco e mais: metodos de avaliacao, intervencoes da enfermagem em crises, gerenciamento de catastrofes, bioterrorismo, chest tube drainage systems, etc, etc, etc! Como sempre muita informacao passada em pouco tempo, e os professores acham que eh um pecado nos memorizarmos ao inves de aprendermos, e eu me pergunto como poderia aprender sem tempo nenhum? Mas enfim! O mes passou, e felizmente estou ateh o momento me saindo bem, nao super bem, nao como gostaria, mas estou passando em todas as materias.

A parte pratica, como chamamos clinicals, tem sido uma beleza. Estou em um hospital maior, com uma instrutora calma, e isso tem sido muito benefico pra mim. Eu descobri que nao consigo me superar com muita pressao, tem gente que precisa de alguem que push, ou seja, tem gente que funciona a base do empurrao, mas nao eu. Minha instrutora do semestre passado eh o tipo de pessoa extremamente critica, personalidade agressiva, perfeccionista, e nao acredita muito em positive feedback, ou seja, nunca nada que faziamos era o bastante, ela sempre chegava com tudo, gritando, te questionando rapidamente sem tempo pra ninguem se justificar, sem deixar nunca que voce respondesse, eh o metodo dela. Ha quem diga que ela eh a melhor instrutora, e pode ser mesmo, depende do aluno. Eu nao sou o tipo de pessoa que precisa de empurrao pra cumprir com minhas obrigacoes. Muito pelo contrario, se perguntarem pros meus pais qual dia eles precisaram me perguntar se eu tinha feito tarefa, ou tinha estudado prova, eles dirao na hora que nunca houve esse dia.

O meu estimulo esta dentro de mim, e fui eu que quis embarcar nessa canoa, sou adulta, sei das minhas obrigacoes, nao sou uma adolescente forcada pelos pais a ir pro college!

Enfim, soh um desabafo!

Minha experiencia com o estagio tem sido maravilhosa, e sem aquela pressao de ter a instrutora o tempo todo gritando no meu ouvido me questionando tudo e criticando independente de qualquer decisao que eu tomar, no meu proprio passo tenho aprendido muito mais! Tenho me dedicado mais ao que realmente eh o mais importante, e acredito que isso tem acontecido porque nao tenho mais tido as crises de nervoso que tive semestre passado. Eh interessante ver que nao sou apenas eu, pois metade do meu grupo de estagio desse semestre, eh o mesmo que do semestre passado, e os mesmos rostinhos que eu via tensos e chorando quase todos os dias de estagio, vejo hoje em dia sorrindo!

Ha duas semanas tive minha experiencia como charge student, o dia em que eu tive que ir mais cedo e ser a "supervisora" dos outros estudantes ( o charge student vai mais cedo pra escolher os pacientes e distribuir entre os estudantes, decidir quais tarefas cada um tera, e supervisionar todos e ter certeza que tudo esta andando como deveria, e no final avalia-los). Eu estava nervosa com medo de me atrapalhar toda, mas sabe que descobri que mandar eh muito mais facil que obedecer? hahahaha! Por isso nao posso parar apenas com meu ADN, mas tenho que seguir em frente pra ser a "supervisora" la no mundo real.

Falando em coisas nao tao legais, tenho sentido que meu corpo esta respondendo ao estresse. Eu nao sou de ficar doente, mas desde o comeco desse ano ja fiquei doente umas 4 vezes, viroses daquelas que tiram toda a energia. Ja peguei o "stomach bug" e passei uma noite toda nauseada e vomitando o que nao tinha mais no estomago, e o resfriado vai e volta. Hoje tive que faltar o estagio porque nao dava pra ir ao hospital doente como estou, nao consigo dormir direito com o nariz entupido, a cabeca pesada, uma tosse que parece que vai estourar a cabeca. Coisa chata!!!!

Meu sistema imunologido esta baixo! Fora isso, esses virus vao e voltam na minha sala. Isso porque os alunos nao podem faltar aula (podem faltar apenas duas aulas, se faltarem mais que isso perdem o semestre), tem que ir doente mesmo, e la dentro tudo fechadinho, fica dificil evitar. Cada dia aparece um doente, e vai passando pro outro, ateh voltar pra si! Arghhhhhh!

Sinto que estou um pouquinho melhor, ainda estou com voz de pato, e tosse de cachorro, mas pelo menos meu corpo esta menos dolorido.

Enfim, chega de "hipocondriacar", tenho que ir la estudar pra minha prova sobre eletrocardiograma, e diferencas culturais! E depois ralar mais uma semana, THEN...SPRING BREAK! Yaaaaaaaaaaay!