Tuesday, February 3, 2009

O Primeiro Parto a Gente Nunca Esquece...

... o primeiro parto que assistimos ao vivo e a cores hehehe.

Hoje as 7:00 hs da manha eu e mais duas colegas de classe estavamos no hospital trocando nosso uniforme de estudantes pelos scrubs do centro cirurgico, colocando o gorro, a mascara e a protecao pros pes. Eu estava super ansiosa para assistir a cirurgia cesareana. Como foi a unica cirurgia do dia no hospital, nos acompanhamos o pre, a operacao e o pos. Precisamos de uma autorizacao escrita da mamae que generosamente nos permitiu acompanhar aquele momento tao especial!

Um pouco antes da cirurgia ela estava muito ansiosa porque tinha pedido anestesia geral, mas os medicos insistiram em uma anestesia epidural. Ela ja tinha passado por duas cesareas e em ambas teve que passar por varias tentativas ate que a epidural pegasse.

Olha, essa parte nao foi nada agradavel. O anestesiologista tentou a primeira, a segunda, a terceira, a quarta, e so na quinta vez conseguiu! Primeiro ele esticou uma agulha grossa e longa (eh enorme, eu nunca tinha visto antes), e depois passou outra agulha por dentro da grossa pra aplicar a anestesia. Eu nao sei bem ainda como funciona, mas vamos comecar nosso capitulo sobre anestesias semana que vem. Esse processo demorou muito, nao dava certo e ela comecava a chorar, a gritar, a xingar e eu fiquei ali com o coracao na mao, sentindo uma dor enorme de ver a dor dela, ja estava quase com vontade de chorar pra falar a verdade! Ai que alivio quando simplesmente deu certo!!!

Depois disso, o medico chegou e o corte em si e a retirada da bebezinha nao demorou! Foi bem mais ofensivo do que eu imaginava, e isso porque ja assisti varios videos (ja assisti milhares de videos de parto vaginal e cesarea no youtube hehehe)...mas assim ao vivo, parece que a coisa eh bem mais "intensa". O corte eh curto, mas o medico abre com toda forca, "procurou a bebe la dentro", e pressionou o estomago pra baixo com toda forca de homem que ele tinha. Vi que era uma "luta" mesmo, e agora entendo porque a pessoa deve ficar tao dolorida depois de uma cesarea. E entao, finalmente aquela bebezinha tao pequenininha saiu do Hotel Utero! Foi tao lindo!!!! Fiquei emocionada, de verdade! Ela eh uma bebezinha linda e saudavel, de 45cm, 3.175Kg.
Depois de passar a manha toda no hospital, voltei pra faculdade as 14:00 hs e fui pra aula de Crescimento e Desenvolvimento. E o assunto? O Comeco do Crescimento, desde o comeco da gravidez ateh o parto! E alem disso, nosso professor levou umas fotinhas do filhinho fofissimo dele que nasceu na quarta-feira passada!

Ahhh...eu acho que vou sonhar com bebes essa noite!!!

5 comments:

Nani said...

Oi Ferrr!!! amiga, que saudade! Acabei de ver seu recadinho no blog. Eu Andei sumida, nunca estudei tanto na minha vida. To virando gente grande, haha.

Adoro ler sobre as suas experiencias durante o programa de Nursing. Continua nos "mostrando" como sao as coisas... eh bom ateh p voce mesma no futuro relembrar.

Que emocao!!!

Beijos Fer, e logo que der eu volto!

:)

Monica Lima said...

Ai, que medo de anestesia! Hehe!
Mas deve ser emocionante mesmo.

Beijos

Anonymous said...

Que lindo Nanda!!!! Cesaria eu até toparia assistir, mas parto normal de jeito nenhum! É assustador!!!

Quando eu tiver filhos, se puder, quero ter cesaria mesmo, não ligo pra tempo de reguperação, só não quero um melão passei pelo buraco mto pequeno! hahahaha!!!


bjos

Lucia said...

Bia, se voce acha parto assustador, deixa so minha irma te contar alguns que ela ja assistiu...

E Fe, voce confirmou o que ela tb me contou sobre cesarianas...

Conclusao: Nem MORTA eu vou ter filhos!!! SE um dia eu mudar de ideia, vou adotar, sem duvida nenhuma. E so de pensar que minha mae teve TRES cesarias! Vixe!

bjos

Jane said...

Fer eu já tinha assistido um parto cesariana e percebi que o médico faz mta força mesmo, o corte é pequeno e ele abre com tudo pra tirar o bebê, bem traumatico mesmo. Acho que nao tenho coragem de assistir assim ao vivo nao.
Se eu puder prefiro ter um parto normal.
Continue nos contanto suas experiências aí, sem dúvida emociantes e inesquecíveis.