Monday, May 10, 2010

Hesi

Chegou o dia. O Hesi tem fama de monstro por essas bandas porque determina se o estudante vai se formar ou nao.

Mesmo sendo bom estudante, mantendo GPA excelente e passando nas aulas, se nao passar no Hesi, nao se forma. Simples assim. Ja processaram o college, mais de uma vez, mas ate hoje nao conseguiram mudar a regra...nao pode contra eles, junte-se a eles.

Nao sao todos os programas de enfermagem que adotaram o Hesi, mas o numero vem crescendo a cada ano. Tem programas que adotam o Hesi apenas para diagnosticar pontos fracos (tanto para o programa quanto para o aluno individualmente), e geralmente a pontuacao minima eh de 850. Bom, no nosso caso tinhamos que passar, e com pontuacao minima de 900. Quem nao passa, tem que repetir o semestre (esperar seis meses para entrar no quarto semestre). O quanto 900 significa eu realmente nao sei, mas sei que a pontuacao nao eh estritamente dada pela porcentagem de acertos, mas tambem pelo peso de perguntas. Por exemplo: responder uma pergunta de matematica (calcular dosagem de medicacao) possivelmente teria um peso maior do que uma pergunta sobre comunicacao com o cliente.

Pelo menos nao existe apenas uma tentativa pra passar no Hesi. Existem na verdade 3, embora a terceira tentativa nao seja tao facil, tem que se entrar com um pedido, uma justificativa por nao ter passado e um plano de "remediation".

Nesse ano, tivemos o Hesi tres dias apos o ultimo exame final. Tempo pra revisar os dois anos de enfermagem? Insuficiente! Nao consegui me concentrar na sexta, nem no sabado. No domingo peguei firme, li vinte paginas com perguntas e respostas sobre os mais diversos assuntos na area da enfermagem e fiz algumas provas de treinamento. Fui dormir quase uma da manha.
Um pouco depois das oito horas comeca o exame. Como todos os meus exames no curso, feito no computador. Eram 160 questoes, e diferente dos exames regulares, nao existia um tempo limitadissimo pra responde-las. Tinhamos 4 horas e meia pra completar. Ah!!!!! Na questao 70 minha mente ja nao conseguia concentrar bem. Eh dificil. O peso da responsabilidade pra responde-las corretamente...
O resultado do Hesi eh quase automatico. Depois que se submete a ultima questao, o resultado aparecera na tela em um minuto +-. Depois de responder a questao 160, bastava esperar um pouco. Olhando a tela carregando! Precisava de 900. 899 nao ajudaria.

....

....

....


967!


..........my new favorite number! Passei!
Por fim, estou aliviada, feliz e meio boba hehe. Me sentindo meio perdida, sem ter o que estudar (???) Essa semana, porque semana que vem ja comeco me preparar para o State Boards (prova para pegar minha licensa como enfermeira).

E sexta-feira vem a formatura!!!!!!!!!!!!!

6 comments:

Bia said...

Parabéns Nanda!!!!

Como estou feliz por vc, estou tanto e merece ficar assim de pernas pro ar!!!

Acho que daqui pra frente as coisas ficam mais fáceis não é? Pelo menos sem a pressão desse Hesi!

Parabéns mais uma vez!!! E que agora venha a lincença de enfermeira!

bjs

Anonymous said...

hahaha... PARABÉNS, Fe! Eu fui lendo seu post e ficando agoniada pela sua descrição dessa avaliação que parece tão difícil, você indo dormir de madrugada pra se preparar pra ela e tals. Quando vi o número dei um sorrisão aqui! Parabéns, você mereceu e muito ter passado depois de todo o esforço e dedicação que teve durante todo o curso. Com certeza vai conseguir sua licença de enfermeira e depois vai ficar livre para ajudar as pessoas que eu sei que é isso que você gosta de fazer e tantas vezes contou aqui pra gente. Estou muito, muito feliz por você! Comemore muito sua vitória e celebre sua formatura em grande estilo porque tudo isso é merecimento! Um beijo

Nani said...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
AMIGA, que alivio!!! Que felicidade. Voce lutou tanto, estudou tanto, sabia que voce iria passar, mesmo "sabendo" fiquei na agonia e ansiedade por voce. Hehe

To aqui feliz da vida. Eh uma sensacao tao boa nao eh? Oh Meu Deus!!! Parabens, Parabens, Parabens!!! Voce merece!! Queria estar aih p te dar um abraco. Assim que eu tiver um tempo essa semana vou te ligar. Peguei o numero ja. Ah meu tel eh o mesmo, soh mudei o aparelho, mas meus contatos no sim card nao estavam atualizados, eu tinha seu numero antigo ainda... beijosssssss

Beth/Lilás said...

Fernandinha,
Yes! Congratulations!
Você merece muito este diploma, tem se esforçado o ano inteiro e nós aqui estamos na torcida, não vemos a hora de ver uma foto tua com aquele uniforme todo branco e aquela 'coisinha' na cabeça. hehe

beijos cariocas

Lucia said...

Parabens, Nanda!!! Voce merece isso depois desse esforco todo! bjos

Fernanda said...

Bia, obrigada querida!!!!! Sim, sem a pressao do Hesi estou me sentindo muito mais leve. Claro que agora tenho a prova nacional, mas ai posso refazer quantas vezes for preciso, ja o Hesi se nao passasse teria que repetir o semestre, ninguem merece! Estou super leve!!! Um abraco!

Eliane, estou tao feliz, tao feliz! Um alivio. Acho que a maior dificuldade do teste, nao eh nem o teste em si, mas a pressao pra passar, eu sempre achei esses testes padronizados mais faceis que os testes preparados por nossas professoras, mas e o nervoso pra passar logo e nao precisar repetir o semestre ...ufaaaaa (suspiro de alivio) rs.Beijao e obrigada!!!

Nani, eh tao bom, que alivio to sentindo, que alivio!!!! Me liga sim, to com saudade de falar com vc! Obrigada de coracao!

Beth querida, obrigada!!!!! hahhahaha ta pensando em mim de branco com o chapeuzinho lindo neh? kkkk ...to mais pra usar aqueles scrubs cor-de-rosa, se eu realmente conseguir uma posicao na obstetricia, a cor de la eh rosa, tao "bonitinho" hehhe.
Beijos e obrigada pelo carinho sempre!

Obrigada Lu!
Beijao!