Thursday, July 1, 2010

NCLEX Como Funciona

Hoje tive minha prova, NCLEX (National Council Licensure Examination). Se formar em enfermagem aqui nao eh tudo, eh preciso fazer essa prova pra pegar a licensa e finalmente ser uma RN- Registered Nurse. Vou tentar explicar como essa prova funciona, vai que algum dia alguem que vai fazer a prova passe por aqui...

Na prova, o candidato tera no minimo 75 questoes e no maximo 265 ou 6 horas. Ate hoje nao consegui saber qual eh a porcentagem para aprovacao, mas o que acontece eh o seguinte: o computador comeca com questoes mais simples. Se a pessoa responde corretamente, perguntas mais complexas comecam a surgir. Se a pessoa erra, pode receber outra pergunta no mesmo nivel de dificuldade, mas se comeca a errar, perguntas de nivel mais facil comecam a surgir novamente. O computador pode "fechar", ou seja, simplesmente finalizar a prova, em qualquer momento depois de no minimo 75 questoes serem respondidas. Se fecha exatamente em 75 perguntas, algo muito bom, ou algo muito ruim aconteceu. Ou a pessoa manteve uma boa margem de acertos e "convenceu" o computador de que merece receber a licensa, ou a pessoa se saiu muito mal, e depois de muitos erros perdeu a "chance" de mostrar que pode passar. Sabendo que o minimo eh de 75 questoes, muita gente fica nervosa quando o computador continua mandando questoes depois de 75 perguntas...mas isso nao eh o pior sinal. Isso mostra que a pessoa ainda tem chance de se manter na boa margem, e se provar isso e continuar escolhendo mais respostas certas do que erradas, uma hora ou outra finaliza a prova sem precisar responder 265 questoes. Ha tambem quem ja precisou responder 265 questoes. Sei de pessoas que passaram. Se chegaram as ultimas perguntas, significa que nao estavam muito acima do necessario pra passar, mas estavam mantendo uma margem suficiente pra continuar tendo chance. Isso significa que pra passar teriam que responder a maioria das ultimas questoes corretamente.

Se em seis horas nao completaram todas as questoes, as ultimas 60 questoes serao levadas em consideracao. Nao importa se acertaram tudo nas perguntas que antecedem as ultimas 60. Nao precisam responder todas as ultimas 60 corretamente, mas a maioria tem que estar correta.

----

Eh preciso chegar ao local com no minimo 30 minutos de antecedencia. Nos dao uma folha com instrucoes, algumas engracadas tipo: Nao grite, nao de soco no computador, fiquei imaginando alguem num dia de furia xingando, dando soco no computador e gritando pela silenciosa sala.
Depois tiram uma foto, e fazem a leitura da nossa impressao digital. Fiquei parecendo um fantasma na minha foto, mas tudo bem.

Pode levar uma jaqueta pra dentro da sala de teste (aqui nunca se sabe quando a temperatura interna estara congelando), mas nao pode levar cachecois, luvas, chapeis, ou qualquer objeto, senao a identificacao e a ATT (Authorization to test).Existe um locker fora da sala de teste, onde podemos deixar nossos pertences pessoais. Na salinha nao se pode entrar nem com agua. So entramos mesmo com a chave do locker e a identificacao.

Antes de entrar na sala e a cada vez que tirar intervalo (no momento que sai da sala, e no momento que volta) e no final da prova, faz-se uma leitura da palma da mao direita (nao, nao se le o futuro...bem que todos aqui gostariam de saber do futuro resultado) mas estou falando de um scanner para leitura das veias das maos, que sera usado como identificacao para fins de seguranca. Tentei achar uma foto com um scanner no google images, e soh achei um mais ou menos parecido que eh esse aqui da foto na parte inferior:


Existem quatro partes da prova:
*A primeira com instrucoes gerais do tipo: eh proibido dar quaisquer informacoes sobre a prova, etc...;
*A segunda com instrucoes especificas sobre a prova, exemplo: como usar a calculadora;
*A terceira que eh a prova em si;
*E a quarta que eh um survey.

O resultado da prova pode demorar ateh 4 semanas pra ser divulgado (e eh enviado por correspondencia). Quem envia o resultado nao eh o NCLEX, mas o State Board of Nursing. Em alguns estados, pode-se pagar uma taxa de $7.95 pela internet ou $9.95 pelo telefone para receber o resultado em 48 horas uteis. Adivinha se meu estado permite? Nao! Claro! Vou ter que ficar agonizando por 1 mes. Mas enfim, vou contar sobre a minha experiencia no NCLEX num proximo poste. A experiencia pre, durante e pos...

22 comments:

Nani said...

Nossa Fer, que interessante! Agora uma pergunta... essas questoes sao multipla-escolha???? Deve ser mais ou menos o mesmo sistema pra Detal Hygiene. Nao vejo a hora de entrar logo no curso. Ainda tenho muito pela frente!

Boa sorte Fer. Tenho certeza de que voce passou Amiga. Grande beijo

Fernanda said...

Nani, tive multiplas-escolhas, tive select all that apply, tive questoes matematicas (calcular dosagem de medicacao), e pode ser que apareca tambem questoes onde a gente tem que clicar a resposta na imagem (embora nao apareceu pra mim), ja que as questoes sao mandadas aleatoriamente. Pra voce ter uma ideia, tres pessoas que conversei tiveram varias questoes sobre vacinacao, entao eu estudei o schedule das vacinas, side effects, contra-indicacao e tal, e nao tive uma questao sequer. Eu compensacao tive muitas questoes sobre remedios, que eu acho dificil.
E o seu curso? Vai comecar no outono agora? Tomara que voce comece logo mesmo, quando voce comecar o tempo vai voar.
Beijos!

Anonymous said...

Oi Fernanda parabens pela sua conquista.
Adoro o seu blog estou aqui em USA tentando entrar em enfermagem, gostaria de algumas dicas suas. meu email: nanny1nana@yahoo.com

Fer said...

Oi Fernanda Boa tarde !!!

Tambem sou Fernanda rsrsrsr e estou aqui nos Estados Unidos. Ja sou enfermeira no Brasil mas estou aqui para estudar e tentar trabalhar na area de enfermagem. Gostaria de entrar em contato com você para conversarmos e talvez você possa me ajudar com algumas informaçoes. Meu e-mail é ferlrodrigues@hotmail.com ficarei grata se você puder mandar um e-mail para mim .... Abraços Fer

Renata said...

OI Fernanda, Tudo bem?
meu nome é Renata eu to estudando enfermagem aqui no Brasil. Sou do Rio de Janeiro e vou tentar ir para os Estados Unidos quando me formar. Você poderia me dar umas dicas, do que eu devo fazer inicialmente (ou seja, assim que terminar a facul)? Boa sorte.
Você com certeza passou. :)

Fernanda said...

Oi Renata. Na verdade eu nao tenho muita informacao sobre se formar ai no Brasil e vir pra ca, mas se puder ajudar com o que sei, me mande seu email.

Renata said...

Ola Fernanda,
Meu nome e Renata sou enfermeira no Brasil ,ja mandei meus documentos para o CGFNS e faco minha prova em marco/2011. E depois faco a do NCLEX pois vou morar em Salt Lake, qual o estado que vc esta? Voce fez algum curso preparatorio para o NCLEX? Tem alguma dica pra me dar para passar no exame?
Obrigada e ja estou torcendo para que vc tenha passado
Renata

Fernanda said...

Oi Renata. Eu fiz um curso preparatorio muito bom, chamado Hurst Review. O site eh http://www.hurstreview.com/
Boa sorte!

Renata said...

Obrigada Fernanda, gostaria de saber qual Estado vc esta
obrigada

Renata

Fernanda said...

No Arkansas.

Geninha said...

Olá Fernanda,
eu me formei enfermeira na USP em 2009 e estou terminando a especialização em obstetrícia. tenho uma dúvida...preciso fazer o NCLEX p validar meu diploma aí nos eua...mas como eu faço? é apenas uma prova teste ou há uma prova prática? e como eu faço p dar entrada nesse processo de validação de diploma?
bj

Fernanda said...

Oi Geninha. Na verdade eu nao sei nada sobre validar o diploma nos Estados Unidos, porque eu nao me formei no Brasil. O NClex eh apenas uma prova escrita.

Melody Candy said...

Boa noite!

Sou enfermeira há 14 anos e tenho pensado em morar nos EUA em breve. Não estou encontrando como revalidar meu diploma aí. Gostaria de umas dicas de como fazê-lo.
Grata!
Roze

Fernanda said...

Ola Roze. Infelizmente eu nao posso te dar dicas de como validar seu diploma. Eu nao validei o meu, eu estudei aqui nos Estados Unidos e nao sei nada sobre validacao. Boa sorte para voce.
Beijos,
Fernanda.

Anonymous said...

Oi
Meu nome e Maiara. Tambem estou estudando pra enfermagem aqui nos EUA. Voce sabe como faz pra revalidar seu diploma no Brasil. O meu diplma sera um "Associate Degree Of Science in Nursing". Eu fiz o LVN(licensed vocational nursing tb. Tenho creditos que acumulam mais que um diploma de bacharel no Brasil? Como sera que eles reconhecem no Brasil o diploma de "Associate of Science"?

Fernanda said...

Oi Maiara, como eu nao tenho planos (pelo menos por agora) de voltar ao Brasil, nao me informei em site oficial, mas conversando por ai, ouvi dizer que primeiro voce tem que escolher uma universidade, entrar em contato com eles, e ai comeca um longo processo, e se for esse caso, acho que eles vao poder te informar. Eu nao sei como eles reconhecem o associate no Brasil, tambem tenho curiosidade.

Unknown said...

Olá Fernanda!É minha primeira visita ao seu blog procurando informaçoes sobre a prova do NClex. Eu li essa primeira parte onde voce termina dizendo que ira postar seu experiencia na prova. Gostaria de saber mais sobre a prova e deixo aqui meu email na esperança de que possa me ajudar. Estou morando aqui desde Junho passado. Sou enfermeira formada no Brasil e quero validar meu diploma aqui mas o que mais me assusta é a prova. Preciso de dicas. Obrigada e sucesso em tudo.

Unknown said...

OI Renata, TD bom?
Sei queja faz muito tempo desde que foi publicado esse post, mas, poderia me ajudae com umas dúvidas sobre o processo de validaçao do diploma de Enfermagem BR nos EUA?
Abraço...

Yasmin leal said...

Olá Fernanda!
Me chamo Yasmin, quero pedir muito sua ajuda. Tenho 19 anos, depois de 3 anos tentando,hoje faço faculdade de enfermagem, mas meu grande sonho é ir para os Estados Unidos cursar em uma universidade aí, vir a conseguir uma bolsa de estudos, ou apenas conseguir uma vaga. Só que não sei por onde começar, já fiz várias pesquisas sobre mas as informações que eu tenho é consegui são muito superficiais e eu estou precisando muito de uma luz, uma ajuda, estudar não é problema, o quanto for necessário pra eu ser aprovada eu farei, só preciso de ajuda para achar o caminho é os primeiros passos. Por favor, conto muito com a sua resposta, e muito importante pra mim, desculpa.o incomodo, um grande abraço. Segue email abaixo:
ysmleal@gmail.com ou yasminleal397@gmail.com

Fernanda said...

Eliane, esta aqui no blog minha experiencia com o NClex. Se tiver outra duvida, pode me mandar email coisasdafer@hotmail.com
Boa sorte.

Alysson, pode me mandar email com suas duvidas, meu endereco eh coisasdafer@hotmail.com
Boa sorte.

Email enviado, Yasmin.

Unknown said...

Oi Fernanda, entrei no site do curso que vc indicou para se preparar para a prova, e eles dão 3 opções. Qual das três você acha melhor? Abraços, Priscila

Fernanda said...

Oi Priscila, eu fiz o Hurst Live (em sala de aula, com outros alunos e uma instrutora que foi nota dez). Eu acho que se fizesse de novo, ainda ia preferir assim. Mas vi que as outras opções são online, então talvez sejam interessantes se voce não tiver disponibilidade de frequentar as aulas (mas são apenas 3 dias). Acho que depende de como voce aprende melhor, mas eu pessoalmente gostei de estar em aula e fazer perguntas pros instrutores. E as vezes as perguntas de outros alunos também ajudam, na minha opiniao.
Beijos e boa sorte!