Sunday, July 11, 2010

NCLEX O Resultado

A saga continua...hahaha

Entao, assim que cheguei no local pro teste, o senhor que cuida do escritorio me deu um panfleto com algumas explicacoes do teste, entre elas, a possibilidade de acessar os resultados com rapidez (48 horas uteis). Seria preciso ir ao website da companhia que aplicou o teste, depois de 48 horas uteis, pagar uma taxa de $7.20, e o resultado aparecia na tela. Claro que nao esperei as 48 horas, no dia seguinte fui logo tentando verificar o resultado, mas assim que coloquei meus dados, descobri que meu estado (Arkansas) nao participava nesse arranjo de obter os resultados em 48 horas...e o pior: o panfleto dizia que receberiamos o resultado ( e se passassemos, a licensa) entre duas a quatro semanas. Fiquei arrasada, pois do jeito que sou sortuda, isso significava no minimo 4 semanas no meu caso, obvio! Nao entendi porque o Arkansas nao participava no arranjo, custava? Entao, postei minha magoa no facebook, mas logo recebi um monte de respostas e uma que me ajudou muito: uma das enfermeiras que trabalha comigo disse que nao fazia sentido, pois todos aqui no Arkansas podiam conferir em 72 horas. Logo fiz uma pesquisa no google com as palavras: NCLEX exam results 72 hours Arkansas e tcharam: o website do Arkansas State Board of Nursing permite a visualizacao do resultado em 72 horas, pagando uma taxa de $5 e alguns centavos. Ainda tentei ver o resultado no domingo em vao. Na segunda acordei cedo pra ir trabalhar e decidi dar uma olhada de novo, las pelas 6 e 20 da manha, mesmo o website explicando que os resultados eram updated diariamente as sete da manha, mas la estava o resultado oficial:

Score pass

Ahhh fiquei tao aliviada, pois este era o resultado oficial. Ja tinha feito uns esqueminhas pra ver se tinha passado, mas sem sem oficial nao vale, e pra confessar, ainda nao estava assim totalmente aliviada. Vou explicar os esqueminhas:

*Depois que completar o teste, volte pro website do Pearson Vue e tente se registrar para um novo teste. Depois que colocar os dados (nome, endereco, codigo da instituicao em que estudou), e tentar prosseguir pra colocar os dados do cartao de credito, ou eles vao permitir que prossiga, ou vai abrir uma caixinha de "error" dizendo que no momento nao eh possivel registrar e deve-se procurar um membro do "Boards" do seu estado. Dizem que eh sinal que a pessoa passou, pois eh por isso que a pessoa nao pode registrar.

*Outro esqueminha eh abrir o website do State Board onde esta aplicando e verificar a licensa. Pra verificar eh muito facil, soh pedem que coloque o nome e sobrenome, e entao vai aparecer o numero da licensa ali. Se nao aparecer numero nenhum, eh um mal sinal. No meu caso, eu ja tinha um numero, que era da licensa provisoria. Demorou uns dois dias pra aparecer dois numeros pra mim...nos primeiros dois dias aparecia apenas o numero da minha licensa temporaria. Claro que eu fiquei super feliz quando vi os dois numeros ali e realmente fazia sentido que eu tinha passado, pois nao estaria ali um numero a mais se eu nao tivesse recebido outra licensa, mas sabe como eh neh, eu volto umas duas vezes pra conferir se tranquei mesmo a porta, se desliguei mesmo o forno (um pouco de OCD sabe?) Entao eu tinha que conferir o resultado oficial pra realmente me sentir aliviada (rs!)

Saturday, July 10, 2010

Minha experiencia com o NCLEX

Ja faz um tempinho que eu deveria ter escrito esse poste...mas vamos la, antes tarde do que nunca.

Assim que eu passei nas materias da faculdade e passei no HESI, recebi a inscricao para enviar meu pedido para o Arkansas State of Boards (ASBN), pra obter a licensa. A secretaria do nosso curso segurou essa inscricao ateh que passassemos, pois nao queriam que a gente enviasse antes disso.

Entao, enviei no mesmo diaque recebi o pedido pro ASBN e para o Person Vue, que eh a companhia que aplica os testes. O Pearson Vue espera uma autorizacao do State Board de onde a pessoa esta aplicando, e entao envia o ATT (authorization to test) para o candidato, por email ou por correspondencia (o candidato escolhe a opcao assim que envia o formulario). Demorou umas tres semanas para eu receber meu ATT, e assim que se recebe ja pode ir para o website do Pearson pra marcar o dia e local da prova. Demorei uns poucos dias pra marcar, porque estava nervosa, mas finalmente marquei pro dia Primeiro de Julho as duas da tarde. Existem varios horarios diferentes, e se eu tivesse marcado pra cedinho teria que ou dormir em Memphis ou sair muito cedo de casa, e como nao sou uma "morning person" achei duas da tarde o melhor horario. Tirei duas semanas de folga do trabalho (sugestao da minha supervisora) que eu achei mesmo bem apropriada, e por fim, chegou o dia da prova. Eu estava ate relativamente calma, ate comecar a prova. Recebi varias perguntas sobre medicacao e varias perguntas no estilo "Select all that apply", ou tudo ou nada. Recebi apenas 75 questoes e pronto! o computador fechou! Nao sabia como tinha me saido, eh dificil saber pois as questoes nao sao assim: certo ou errado! Sao muitas questoes no estilo: Todas as respostas sao corretas, mas o que voce faria primeiro? Ou entao: todos esses pacientes requerem assistencia, mas qual atender primeiro? Enfim, perguntas que ja sao bem familiares pra quem esta fazendo o curso. Completei entao o survey e sai da sala, meio com cara de boba, sem saber o que pensar. Liguei pro Leon que tinha pedido folga pra me levar. Fomos assistir um filme o que foi uma otima pedida, pois eu precisava mesmo mergulhar numa realidade diferente e parar um pouco de pensar na prova. O resultado? Teria que esperar um pouco.

Thursday, July 1, 2010

NCLEX Como Funciona

Hoje tive minha prova, NCLEX (National Council Licensure Examination). Se formar em enfermagem aqui nao eh tudo, eh preciso fazer essa prova pra pegar a licensa e finalmente ser uma RN- Registered Nurse. Vou tentar explicar como essa prova funciona, vai que algum dia alguem que vai fazer a prova passe por aqui...

Na prova, o candidato tera no minimo 75 questoes e no maximo 265 ou 6 horas. Ate hoje nao consegui saber qual eh a porcentagem para aprovacao, mas o que acontece eh o seguinte: o computador comeca com questoes mais simples. Se a pessoa responde corretamente, perguntas mais complexas comecam a surgir. Se a pessoa erra, pode receber outra pergunta no mesmo nivel de dificuldade, mas se comeca a errar, perguntas de nivel mais facil comecam a surgir novamente. O computador pode "fechar", ou seja, simplesmente finalizar a prova, em qualquer momento depois de no minimo 75 questoes serem respondidas. Se fecha exatamente em 75 perguntas, algo muito bom, ou algo muito ruim aconteceu. Ou a pessoa manteve uma boa margem de acertos e "convenceu" o computador de que merece receber a licensa, ou a pessoa se saiu muito mal, e depois de muitos erros perdeu a "chance" de mostrar que pode passar. Sabendo que o minimo eh de 75 questoes, muita gente fica nervosa quando o computador continua mandando questoes depois de 75 perguntas...mas isso nao eh o pior sinal. Isso mostra que a pessoa ainda tem chance de se manter na boa margem, e se provar isso e continuar escolhendo mais respostas certas do que erradas, uma hora ou outra finaliza a prova sem precisar responder 265 questoes. Ha tambem quem ja precisou responder 265 questoes. Sei de pessoas que passaram. Se chegaram as ultimas perguntas, significa que nao estavam muito acima do necessario pra passar, mas estavam mantendo uma margem suficiente pra continuar tendo chance. Isso significa que pra passar teriam que responder a maioria das ultimas questoes corretamente.

Se em seis horas nao completaram todas as questoes, as ultimas 60 questoes serao levadas em consideracao. Nao importa se acertaram tudo nas perguntas que antecedem as ultimas 60. Nao precisam responder todas as ultimas 60 corretamente, mas a maioria tem que estar correta.

----

Eh preciso chegar ao local com no minimo 30 minutos de antecedencia. Nos dao uma folha com instrucoes, algumas engracadas tipo: Nao grite, nao de soco no computador, fiquei imaginando alguem num dia de furia xingando, dando soco no computador e gritando pela silenciosa sala.
Depois tiram uma foto, e fazem a leitura da nossa impressao digital. Fiquei parecendo um fantasma na minha foto, mas tudo bem.

Pode levar uma jaqueta pra dentro da sala de teste (aqui nunca se sabe quando a temperatura interna estara congelando), mas nao pode levar cachecois, luvas, chapeis, ou qualquer objeto, senao a identificacao e a ATT (Authorization to test).Existe um locker fora da sala de teste, onde podemos deixar nossos pertences pessoais. Na salinha nao se pode entrar nem com agua. So entramos mesmo com a chave do locker e a identificacao.

Antes de entrar na sala e a cada vez que tirar intervalo (no momento que sai da sala, e no momento que volta) e no final da prova, faz-se uma leitura da palma da mao direita (nao, nao se le o futuro...bem que todos aqui gostariam de saber do futuro resultado) mas estou falando de um scanner para leitura das veias das maos, que sera usado como identificacao para fins de seguranca. Tentei achar uma foto com um scanner no google images, e soh achei um mais ou menos parecido que eh esse aqui da foto na parte inferior:


Existem quatro partes da prova:
*A primeira com instrucoes gerais do tipo: eh proibido dar quaisquer informacoes sobre a prova, etc...;
*A segunda com instrucoes especificas sobre a prova, exemplo: como usar a calculadora;
*A terceira que eh a prova em si;
*E a quarta que eh um survey.

O resultado da prova pode demorar ateh 4 semanas pra ser divulgado (e eh enviado por correspondencia). Quem envia o resultado nao eh o NCLEX, mas o State Board of Nursing. Em alguns estados, pode-se pagar uma taxa de $7.95 pela internet ou $9.95 pelo telefone para receber o resultado em 48 horas uteis. Adivinha se meu estado permite? Nao! Claro! Vou ter que ficar agonizando por 1 mes. Mas enfim, vou contar sobre a minha experiencia no NCLEX num proximo poste. A experiencia pre, durante e pos...