Friday, January 23, 2009

Clinicals

Segunda-feira eh o DIA! Comecaremos nossos clinicals, ou seja, aulas praticas no hospital.

Recebemos hoje nossa tabela, e nas primeira semana estarei na A Wing (Asa A). Como nao eh nenhuma area especifica, acredito que seja simplesmente os leitos onde os internados ficam tomando soro e medicacao. Sera que estou certa?

Na segunda semana irei para a Sala de Cirurgia (OR- Operation Room).

Na terceira semana teremos apenas aulas no campus da faculdade.

Na quarta semana vou para o Pronto Socorro (ER- Emergency Room).

Na quinta semana vou para o setor de Medicamentos (Medications).

Na sexta semana vou para o Bercario (Newborn Nursery). How sweet!!!!!

Na setima semana teremos aulas no campus e na oitava SPRING BREAK uhuuuuuuuu!

Nas subsequentes semanas voltarei para Asa A. Numa delas o schedule diz: Soup Kit (o que eu nao tenho a minima ideia do que se trata, e liguei pra minha colega de classe Paula e ela tambem nao tem a minima ideia); em uma outra semana iremos pra Little Rock e faremos estagio num Hospital Psiquiatrico.

Enfim, estou animada e ao mesmo tempo temerosa, muito temerosa! Agora eh o momento em que eu realmente vou experimentar na pratica e ter um vislumbre do que a profissao realmente eh. Tem pessoas que desistem nas primeiras semanas dos clinicals. Veem que isso nao era pra elas, e nao tem outro jeito. Eu espero que eu goste, que pegue o "fio da meada", vou sinceramente com uma atitude bem receptiva! Se eu achar que eh mais do que eu posso, nao vou me forcar. Andei muito ansiosa essa semana pensando nisso, e pensando que ja passei da idade de me formar, e que ja passei por muitas aulas pra chegar nessa altura do campeonato e descobrir que nao era pra mim; mas o Leon teve uma conversa comigo que me fez muito bem. Me disse que se isso nao fosse aquilo que eu queria, simplesmente eu poderia recomecar outras aulas no proximo semestre, que me daria apoio em qualquer coisa que eu quisesse. Sei que ele esta "passando a mao na minha cabeca", mas isso me fez bem; me fez sentir menos pressionada por mim mesma (eu sempre exijo muito de mim)! E eu tive que chegar ateh aqui pra ter ideia do que realmente tudo isso envolve, nao tinha outro jeito. Enfermagem envolve muito mais do que um dia imaginei. Vai muito, muito alem de aplicar injecoes, soros, sondas, ou ajudar na higiene e locomocao. Enfermagem eh um cuidado muito especializado, com embasamento cientifico. Enfermagem eh cuidar do doente, da familia, e da comunidade. Enfermagem eh tratar do que ja aconteceu, e tambem prever riscos para prevencao. Enfermagem eh promover o bem-estar do corpo, da alma e do espirito. Faz tanta diferenca, mas tanta diferenca, e eh tao grandioso, que estou assustada!

Enfim, esses sao os ultimos pensamentos minutos antes do jogo comecar na sala de concentracao!

4 comments:

Lucia said...

Se prepara pra ser overwhelmed... Rsrs

Minha irma que eh residente medica teve que trabalhar uns meses no ER e detestou! Engracado como eles fazem vcs passarem ou trabalharem com areas diferentes de medicina e acho bem legal a experiencia. Bjos

Nani said...

Olha Fer, te entendo. Eu conheco muitas pessoas q no meio do caminho descobriram que nao era isso o que queriam... mas conheco outras tb que se apaixonaram mais ainda pela profissao. Eu jah sabia desde o comeco q enfermagem nao era p mim, mesmo assim pensei na possibilidade de fazer por causa do mercado de trabalho e do salario, que sao otimos. Mas isso no fundo nao eh o suficiente, tem que haver um amor pela profissao, ou pelo menos um "carinho".
E tenho certeza que voce tem isso. No comeco das Clinicals talvez voce se sinta meio perdida, mas aposto que logo vai ver q eh isso mesmo que quer. E se nao for, nada do que voce jah fez sera um "waste", com certeza voce pode "pular" p outra profissao na area da saude direto, pois jah fez todos os pre-requisitos p isso, teria apenas q aplicar p o programa.
Mas acredito que nao sera preciso, voce gostara sim. Sera desafiante, mas jah senti que voce tem o "gosto" pela profissao.

Boa sorte viu.

Beijossss

Anonymous said...

Nanda, acho q eh bem melhor vc passar por todas as areas, mesmo q obrigada, pra nao acabar q nem foi a minha formacao aqui no brasil... q eu acabei nem vendo tudo e agora fica dificil de saber do q gosto ou nao gosto! :P

Eu to sempre de noite no msn, mas nunca mais vi vc online! :)

bjos

Anonymous said...

Nanda, deixei um meme pra vc lá no blog! bjos