Monday, January 26, 2009

O primeiro dia de Clinical

Foi um alivio!
Eu estava tao nervosa pela manha que me fiz adoecer. Fiquei doente literalmente, com tontura, nauseas, ansia de vomito, quanto nervoso! Eu sinceramente tenho que aprender a controlar meus nervos! Ja acordei me sentindo pessima, mas nao queria perder a aula de manha, entao la fui eu. Tivemos aula das 9-11 e depois clinical das 15:00-18:00. Eu passei tanto nervoso pela manha, que na hora do clinical estava calminha, calminha. Eh pra rir mesmo rs! Acho que depois de toda a adrenalina, meu cerebro resolveu liberar um pouco de endorfina neste pobre corpo estressado, de verdade! Senti um grande alivio, na hora em que tinha verdadeiros motivos pra sentir inseguranca.
Enfim....deu tudo certo! Meu paciente estava muito bem, inclusive possivelmente recebeu alta hoje a noite (vou saber com certeza amanha cedo). Entao foi facil! Fiz o assessment, aferi pressao, respiracao, temperatura, auscultei seu coracao, sua respiracao, seus movimentos peristalticos, fiz uma serie de perguntas e ele tao bonzinho respondeu na maior boa vontade! E a parte mais dificil de todas?
Entender a letra do medico. Precisei pegar toda a medicacao que ele tomava na prescricao que o medico escreveu e sinceramente eu RI pra nao CHORAR! Passei a maior parte do tempo tentando decifrar aquela incognita; sinceramente, hieroglifos seriam muito mais faceis. Nao querendo colocar estereotipo em ninguem e ja colocando, sempre soube que a escrita da maioria dos medicos eh dificilima de se entender, mas agora que estou sentindo na pele, isso IRRITA demais! Se eu tivesse o poder de influenciar a grade curricular de medicina, sinceramente, colocaria uma disciplina de caligrafia, com aqueles caderninhos com as linhas que a gente tinha que preencher na primeira serie. Ah Nao! Estressei! rsrsr
Melhor desestressar e aprender a lidar com isso, porque por incrivel que pareca, um dia vou aprender a decifrar esses codigos. Depois de finalmente conseguir a atencao da instrutora, disputada por mais 19 alunos, ela "traduziu" todos os remedios, e deu risada do meu desespero. Mais uma tarefa ardua pra enfermeira aprender!!!

3 comments:

Lucia said...

Ai Fer, vc me fez rir... Que nervoso eh esse, menina! Viu como fez tudo direitinho? Vc sera uma excelente profissional, tenho certeza. Bjos

Monica Lima said...

Hahahaha, porque será que medico tem a letra tão ruim??? Achei que era exagero do povo, mas pelo jeito é verdade!

Beijos, boa sorte!

Jane said...

Fer, eu tbm ja passei mal de nervoso, de medo... Dá naúseas, dor de barriga... Sei como é.
Que bom que deu tudo certo e vc tirou de letra!
Acho q o melhor e mais emocionante vai ser qd vc trabalhar com os bebes... Eles sao tao fofos... O Gabriel chega amanha! To doidinha!!!

Qt a letra dos médicos... Eles alegam q é a pressa... Mas fala sério! Poderiam fazer uma letrinha melhor! Ja fiquei sem entender receitas médicas mtas vezes... Mas se os farmaceuticos decifram... Vc tbm vai conseguir!

Outra sugestao seria colocar no curso de Enfermagem a materia "decifrando letras", rsrs...

Bjao, e ótima semana!