Tuesday, April 21, 2009

Estagio no Hospital Psiquiatrico

Hoje tivemos nosso estagio no hospital psiquiatrico em Little Rock, capital do Arkansas. Fui com 4 colegas da minha classe. Resolvemos sair ontem e dormir em Little Rock, porque ninguem nunca tinha ido no hospital antes, e ficamos com medo de nos atrasarmos ou ateh mesmo nos perdermos. Saimos ontem depois da nossa prova que atrasou uma hora, e chegamos em Little Rock por volta das 18:30.
Fizemos o Check-in no hotel, e fomos jantar.



Depois fomos pro hotel, e nao demoramos nada pra dormir. Eu estava muito cansada por ter estudado ateh tarde no dia anterior, e as meninas tambem.

Acordei as 6 da manha, e todas no meu quarto ja tinham acordado. Que sonooo! Mas tinha que me arrumar e me preparar psicologicamente pra esse dia que eu tinha esperado com bastante ansiedade.
Tomamos um cafezinho da manha e eu aproveitei pra tirar mais fotos nossas:







Entao, chegou a hora de irmos pro hospital. Tivemos uma orientacao antes de comecarmos o estagio com o orientador do hospital e foi simplesmente um suplicio!!!! Uma orientacao que deveria ter durado no maximo uma hora, nos tomou 3 horas! Eu sinceramente, nao entendo como o empregaram pra orientador. Ele era legal e simpatico e tal, mas por favor, discernimento passou looonge dali. O homem nao parava de contar casinhos, repetindo coisas, contava muitas coisas pessoais e nos nao poderiamos evitar os olhares...eu olhava pra minha instrutora e ela sorria e abaixava a cabeca. OH well! Depois de uma eternidade ouvindo o discurso dele, e quase dormindo, finalmente conseguimos finalizar a orientacao, mas isso nos tomou a manha inteira, e as 12:00hs ja era horario de almoco, entao eu perdi a oportunidade de fazer estagio na unidade de adultos, onde encontrariamos mais casos de depressao, disturbios alimentares, etc.
A tarde fomos ao Forensic Unit, e como eh uma unidade que exige muita cautela, fomos em trios. Fui com minha colega Jennifer e meu colega Reggie. Basicamente apenas observamos, conversamos, jogamos cartas, jogo da velha com os clientes e foi uma tarde muito interessante, e triste tambem. Nao tivemos nenhum episodio muito inusitado, apenas umas conversas que eu diria, engracadas. Ja estavamos bem avisados sobre alguns clientes que ultrapassam limites como pegar nos seios das estagiarias, por exemplo, entao tomamos as precaucoes devidas, e nada demais aconteceu. Apenas em outro piso, houve uma briga, e entao nossos colegas foram retirados e recolocados em outra unidade. O saldo do dia foi muito positivo!

8 comments:

Nani said...

OI Fer!!! Como voce ta??? Ando meio atarefada com escola e trabalho, mas pelo jeito nao chego nem perto do trabalho que voce ta tendo no seu curso. E da-lhe provas e materia p estudar... hehe

Amiga, eu queria falar com voce. Sei que voce anda ocupada mas quando voce tiver um tempinho neste final de semana voce pode me ligar? Por favor. Eh sobre enfermagem. Nada demais nao, apenas curiosidade.

Mas nao tenha pressa nao viu.

Um beijo enorme!!!

Anonymous said...

Que legal Nanda! Eu acho q deve ter sido emocionante a expectativa desse novo hospital! :) bjs

Fernanda França said...

Fê, Little Rock me traz muitas lembranças boas, como a amiga Jaque, da Ilha de Páscoa e casada com um americano que me recepcionou na cidade, Miss Margareth, uma senhorinha fofa que conheci aí e um restaurante indiano maravilhooooooso, nham nham :) Beijos, querida!

Lucia said...

Eu acho essa area interessante demais!!! Super legal vc ter tido oportunidade de estagiar la.

Al e seus amigos, todo ano volunteer pra tocar num hospicio por aqui numa festinha que fazem na epoca de halloween pros pacientes e outra no verao.

Ja o acompanhei pra uma de haloween, e os pacientes se divertiram tanto!!

Logo ali do perto, eles tinham uns predios com os pacientes perigosos e estava ate cercados com razor wire e tudo. Dava medo.

Bjos

Anonymous said...

Duas perguntinhas pra você: como são os hospitais psiquiátricos aqui nos EUA? Sei que você visitou este mas essa é uma curiosidade que sempre tive (por diversas razões), saber como se são como os do Brasil. São mais humanizados? Uma pessoa me disse que ainda dão eletrochoques nos pacientes psiquiátricos aqui nos EUA. Outra pergunta: você já tem decidida qual área você gostaria de atuar após se formar? Tenho uma amiga que pretende estudar enfermagem em Illinois e se especializar em geriatria. Beijao

Fernanda said...

Eliane,
Eu fui em um hospital psiquiatrico no Brasil (a unidade psiquiatrica da Santa Casa) e em um aqui. Pra fazer uma comparacao entre os dois, o daqui tem mais estrutura. Na unidade de criancas e adolescentes, tem ateh sala de aula, inclusive entramos la porque eles estavam no break time; no hospital que fui no Brasil nao tinha sala de aula. A proporcao de enfermeiros pra cliente aqui eh bem menor tbm, por exemplo: a proporcao de enfermeiros pra paciente me risco de suicidio aqui eh de 1X!1, enquanto pelo menos no hospital publico que fui no Brasil a proporcao de pacientes pra um enfermeiro era bem maior. Isso tudo faz diferenca neh?
Quanto ao choque, ainda eh um tratamento usado sim, mas soh eh usado quando a pessoa nao esta reagindo a remedios e nem a outros tratamentos, ou seja, eh usado em ultimo caso mesmo. Existe muita polemica em cima disso, de que causa danos irreversiveis pro cerebro, mas nunca foi provado que realmente cause dano. O procedimento soh eh feito se houver consentimento, e a pessoa eh sedada e o maximo que a gente ve quando a pessoa leva o choque eh uma tremedinha nos pes.
Ahhh...e quanto a area eu ainda to bem indecisa! Eu adoro a area de saude mental, mas de vez em quando penso em fazer uma pos em nursing administration, ou nurse practitioner...to pensando ainda, e mudando de ideia sempre..tomara que eu consiga decidir hehe.
Beijos!

Fernanda said...

Eu fui em um hospital psiquiatrico no Brasil (a unidade psiquiatrica da Santa Casa) e em um aqui. Pra fazer uma comparacao entre os dois, o daqui tem mais estrutura. Na unidade de criancas e adolescentes, tem ateh sala de aula, inclusive entramos la porque eles estavam no break time; no hospital que fui no Brasil nao tinha sala de aula. A proporcao de pacientes pra enfermeiro aqui eh bem menor tbm, por exemplo: a proporcao de enfermeiros pra paciente em risco de suicidio aqui eh de 1X1, enquanto pelo menos no hospital publico que fui no Brasil a proporcao de pacientes pra um enfermeiro era bem maior. Isso tudo faz diferenca neh?
Quanto ao choque, ainda eh um tratamento usado sim, mas soh eh usado quando a pessoa nao esta reagindo a remedios e nem a outros tratamentos, ou seja, eh usado em ultimo caso mesmo. Existe muita polemica em cima disso, de que causa danos irreversiveis pro cerebro, mas nunca foi provado que realmente causa dano. O procedimento soh eh feito se houver consentimento, e a pessoa eh sedada e o maximo que a gente ve quando a pessoa leva o choque eh uma tremedinha nos pes.
Ahhh...e quanto a area eu ainda to bem indecisa! Eu adoro a area de saude mental, mas de vez em quando penso em fazer uma pos em nursing administration, ou nurse practitioner...to pensando ainda, e mudando de ideia sempre..tomara que eu consiga decidir hehe.
Beijos!

Unknown said...

Oi fernanda tudo bem? Meu nome é Joyce e sou farmacêutica, estou em busca de um curso ou estágio no exterior na área hospitalar, pensei que talves você pudesse me ajudar, pois não consigo encontrar nada a respeito.

Desde já, grata! Joyce Regina.