Thursday, April 30, 2009

Medidas para Prevenir Estupro

Vou postar tambem em portugues as medidas, pra que mais pessoas tenha acesso a essas informacoes retiradas do meu livro Medical-Surgical Nursing escrito por Monaham:

Para prevenir um ataque:

*Programe tempo para as luzes da casa ligarem e desligarem;
*Mantenha as luzes de todas as entradas acesas;
*Instale fechaduras de seguranca nas janelas e portas;
*Tenha as chaves em facil acesso antes de chegar ate a porta do carro ou da casa;
*De uma olhada, verifique o carro antes de entrar;
*Nunca deixe estranhos entrar em sua casa; insista pra que qualquer prestador de servicos apresente identificacao e confira a identidade do empregado com a agencia de servicos se achar suspeito;
*Nao coloque seu primeiro nome na caixinha de correio, nem na lista telefonica;
*Fique alerta enquanto estiver caminhando; permaneca em areas iluminadas;
*Caminhe no meio da rua se possivel (tambem cuidado pra nao serem atropeladas neh? nao resisti rs)
*Evite areas isoladas e fechadas.

Se for atacada:

*Corra em direcao a uma casa iluminada e grite: "Fogo!!!"
*Cuspa no rosto do estuprador; haja de forma bizarra; vomite;
*Tire os oculos do estuprador;
*Pise bem forte nos pes do estuprador (um belo saltao ajudaria muito!)
*Encare o estuprador, tente atacar seus olhos, arranhe seu rosto;
*Acerte, de um soco, no gogo do estuprador;
*Tenha cautela ao brigar e gritar, isso talvez assuste e afaste alguns estupradores,mas talvez excite mais outros;
*Tente conversar pra evitar o estupro;
*Observe atentamente o estuprador, carro, e local.

4 comments:

Anonymous said...

Fernanda, muito oportuno seu post. Os índices de estupro aqui nos EUA são altíssimos, principalmente em alguns estados como Alasca, por exemplo. Eu conto e ninguém acredita mas tô sempre me inteirando das estatísticas pra me prevenir. Um problema com prestadores de serviço é que às vezes mesmo o cara trabalhando certinho na empresa pode ser um psicopata, estuprador. Lembra o caso do BTK? Ele trabalhava pra uma empresa de alarmes e depois voltava na casa das clientes e as matava. Como se prevenir de alguém assim? Tenho muito medo de psicopata. Bandido comum você pode até conversar, mas psicopata é mais complicado. Ele não quer seu dinheiro, não quer seu carro. Ele quer te estuprar e muitas vezes matar. Quando colocamos alarme aqui em casa eu não recebi o cara sozinho de jeito nenhum, só quando meu marido estava junto. Fiquei lembrando do BTK e tremi na base... hahahaha... Comprar spray de pimenta também pode ajudar. Dá pra carregar na bolsa. Beijão

Lucia said...

Eu ja faco tudo isso listado na sua lista de prevencao. Deus me livre e guarde (e tb todas as mulheres que conheco e nao conheco) de uma coisa dessas acontecer e tivermos que passar por uma situacao dessas.

Gostei das dicas aqui.
bjos

Anonymous said...

Nunca cheguei nem perto de acontecer algo assim comigo, mas é bom saber oq se pode fazer se algo vier a acontecer!! Brigada pelo informativo Nanda! Bom final de semana! bjs

Nani said...

hahahah Fer, soh agora que to vendo isso. Dei risada quando voce fala "tente conversar p evitar o estupro", mas o item jah ta na frente do "bater, espernear, soco no gogo", depois disso nao tem conversa que o convenca (com cedilha), hehe. To brincando.

Adorei as dicas!!! Geralmente em cidades Universitarias ha muitos casos de estupro. Uma epoca aqui, ao redor da Universidade teve uns casos de estupro, pelo jeito era o mesmo homem. Ele esperava a epoca dos estudantes mudarem (verao ou final de semestre) enquanto as meninas deixavam a porta aberta p colocar a mudanca nos carros, eles entravam e atacavam elas dentro da casa. Andou parando... mas mesmo assim morro de medo!

Essa de gritar FOGO jah tinha me falado, eh uma ideia otima, jah que se a gente grita "HELP" eh capaz do povo ficar com medo e nao ir te ajudar.

Se gritarmos fogo eles vem com baldes de agua, haha, ou ligam p bombeiro.