Wednesday, August 19, 2009

Primeiro Dia do Terceiro Nivel


(Imagem retirada do google)

Hoje foi o primeiro dia de aula do terceiro semestre. A sala estava simplesmente LOTADA com o retorno de muitas pessoas que reprovaram ano passado. Passamos a manha toda e metade da tarde estudando sobre medicacao intravenosa (IV), com alguns pequenos intervalos pra beber agua e ir ao banheiro, e 45 minutos de almoco. Antes era permitido levar garrafinha de agua pra beber durante a aula, mas agora proibiram e eu nao gostei nada disso. Estou acostumada a levar minha garrafinha e beber um pouquinho de agua a todo momento, paciencia!

No final da aula, a instrutora fez demonstracao de como iniciar a IV, e eu e uma colega ficamos por uns minutinhos praticando o passo a passo depois que a aula terminou. Ja mencionei em outros postes que aqui aprendemos e praticamos todos esses procedimentos invasivos (aplicar injecao, colocar sonda, iniciar via intravenosa, etc) em dummies, bonecos que simulam o paciente, e nao uns nos outros. Ainda bem! Eh um barato ver o quanto as pessoas estao tremendo, a ponto de quase nao conseguir aplicar a agulha no braco falso, imagina se fosse o meu bracinho kkkkkkk. Alguma pobre alma no hospital vai ser a primeira pessoa que eu vou aplicar a agulha pra iniciar o soro; enquanto a inocente vitima nao cruzar meu caminho, vou praticando e serei testada no braco falso. Alias, ja estou tremendo soh de pensar no dia em que aplicar o primeiro IV, fiquei procurando veias hoje e em algumas pessoas eh tao dificil achar, complicado!

Queria deixar registrado tambem o quanto o braco parece real. Esse tipo de equipamento eh carissimo, obviamente, e uma imitacao muito fiel! A pele tem um textura semelhante a nossa pele, e o braco tem veias cheias de um liquido vermelho que simula sangue. Nos sabemos quando furamos no lugar certo porque da pra ver o "sangue" retornar.

8 comments:

Bia said...

Achei super legal esse braço! Com esses briquedinhos dá até vontade de "brincar" de enfermeira tb!!

bjs

Anonymous said...

kkkkkkkkkk
e aproveite pra tirar uma foto do sortudo... diga "posso tirar uma foto com vc?? vc eh o meu primeiro real dummy?"
kkkkkkkkkk
e eu to aqui super nervosa pro inicio das minhas aulas tambem... tenho menos de um mes...
beijos! e boa sorte!
:)

Jane said...

To vendo que vc já está se "divertindo" bastante, rss.
Mt legal o braço de borracha, melhor treinar bastante antes de pegar um bracinho de verdade né?
Tem umas infermeiras, já ouvi falar, que são péssimas pra achar a veia e o paciente sofre com isso.
Eu não fui furada mts vezes, mas graças a Deus sempre tive sorte.

Esqueci de falar no ultimo post, mas adorei a cara nova do blog, ficou bem "clean". Gostei.

Bjs e boa sorte nos estudos!
Menina dedicada vai ser ótima infermeira!

Cristiane A. Fetter said...

Tecnologia ajudando a saúde.
bjks

Lucia said...

Ai credo, eu nao conseguiria fazer isso nos outros nunquinha.

Eu ja fui vitima de uma newbie e nunca mais! Olha que foi so pra tirar sangue. Ela pegou um braco e mal conseguiu tirar mt. Ai quis tentar o outro e sabe como os dois ficaram mais tarde?

Completamente roxos escuro/preto/ azul e doia tanto que juro que nao conseguia nem dobra-los ou abaixa-los, sem exagero. Devia ter tirado foto, foi horrivel e doeu mt.

E pq vcs nao podem ter uma garrafinha de agua? Que estranho! Bjos

Gabi said...

Sangue sempre foi um problema para mim, ate hoje quando vou tirar sangue tenho que olhar na direcao oposta para nao passar mal. Entao jamais conseguiria tirar sangue de alguem, acho que daria o maior vexame desmaiando. Boa sorte para vc e para a primeira pessoa que sera sua estrea. bjs

Fernanda said...

Lu,
eles disseram que eh pra evitar acidentes.

Anonymous said...

Eu jamais poderia trabalhar na área de saúde. Sou "fortona" pra muita coisa, mas pra isso aí não. Só de ver uma perna de mentirinha, uma injeção eu já ia querer desmaiar. Tô fora! rs