Tuesday, August 25, 2009

Semana de orientacoes

Essa semana eh de orientacao nos hospitais. Segunda-feira fomos pro hospital em Clarksdale MS, e tivemos uma manha toda de orientacao. Tivemos uma breve orientacao numa clinica, na parte da tarde, e amanha teremos orientacao no hospital daqui de Helena AR.

As orientacoes sao sempre a mesma coisa, claro, mas achei a de Clarksdale melhor que a de Helena do ano passado. O ambiente era mais confortavel, o cafe da manha maravilhoso, a orientadora mais animada! Eles tem um programa que eu achei muito legal: assim que a pessoa conclui o curso e enquanto ainda aguarda o nclex (um teste que precisamos fazer pra pegar nossa licensa), pode comecar a trabalhar sob a supervisao de um(a) enfermeiro(a), nos primeiros dias acompanha o enfermeiro o tempo todo, e gradualmente comeca a receber mais responsabilidade quando se sente mais preparado. Achei isso otimo, afinal muitas pessoas ja me disseram que assim que se formam e sao praticamente jogadoa no hospital se sentem completamente perdidas. Acho que em todo novo emprego ou profissao nos sentimos perdidos no comeco, mas nem em todos empregos estamos lidando com vidas humanas, entao achei muito valido esse programa. Vou perguntar na orientacao de Helena amanha se eles tem algo semelhante, mas ja ouvi falar que nao.

O que falam na orientacao? Elas sempre seguem o mesmo padrao. Primeiro uma explicacao sobre o hospital, sua historia, direcao, filosofia, os pros, sempre os pros, nunca os contras, HIPPA (nunca, em hipotese alguma podemos passar informacao de algum cliente pra qualquer pessoa nao autorizada, mesmo que for mae/pai/esposa(o)), nao usar celulares, etc, etc...

Entao amanha estaremos la novamente pra ouvir o mesmo blablabla...ossos do oficio!

1 comment:

Bia said...

Isso é muito Nanda, se todos os cursos tivesse oportunidade de oferecer para os alunos algo assim, teriam muito mais profissionais de boa qualidade!

Mesmo que seja totalmente diferente, pq me formei no Brasil, quando eu sai da faculdade me senti exatamente desse jeitinho que vc descreveu, perdida! O que é muito ruim pra a gnete começar uma profissão sem se sentir preparada!

bjs