Thursday, September 17, 2009

Semana na UTI

Essa semana meu estagio foi na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), ou ICU (Intensive Unit Care). Quando eu cheguei no hospital na segunda-feira cedo, uma das colegas de classe me perguntou pra onde eu iria e eu disse: UCI (misturando a sigla em portugues). Ela me olhou tao confusa, que na hora me toquei e corrigi "ICU". Nem expliquei pra ela porque me confundi, soh comecei a rir de mim mesma e da expressao confusa dela.

O meu estagio na UTI foi muito positivo, eu adorei! O hospital eh bem pequeno, e na segunda-feira tinha apenas uma paciente nessa unidade. Minha colega que tambem foi designada pra UTI e eu "dividimos" a paciente. Mesmo tendo vontade de postar detalhes sobre meu estagio, eu nao posso, porque isso seria violacao da HIPAA, uma lei que protege todas as informacoes pessoais do paciente. So posso dizer que foi um aprendizado enorme. Obviamente quem eh transferido pra unidade de cuidado intensivo esta com a saude bem fragilizada.

Quando voltamos na quarta, tinha dois pacientes na unidade. Na hora do almoco um terceiro foi admitido, e precisava de um cateter intravenoso. Wow! Eu gelei! Pensei: Sera que vai ser agora que vou iniciar o soro pela primeira vez? Ja apliquei varias injecoes subcutaneas e intramusculares, mas confesso que soh de pensar em aplicar o cateter na veia de alguem me dava arrepios. Treinar no braco falso eh uma coisa, ter a pessoa ali ao vivo e ter que dar conta do recado eh outra totalmente diferente. Estava apavorada pra falar a verdade, mas quando olhei na cara da minha colega vi que ela estava milhoes de vezes mais apavorada que eu, entao me toquei que nao tinha escapatoria. Era ali, e naquele momento. Ela pediu pra eu aplicar, afinal ela ja estava nervosa demais (nem vou comentar sobre isso, mas meu grupo tem passado muito estresse desnecessario). Do nosso grupo de 7 pessoas, a unica que tinha tentado aplicar o cateter tinha sido a colega que estava fazendo estagio no Pronto Socorro, e ela ja tinha tentado em 3 pessoas diferentes, mas nao foi bem sucedida (a gente soh tem chance de aplicar uma vez na mesma pessoa, se errarmos nossa professora eh quem aplica). Imagino como o nervosismo vai crescendo com o numero de tentativas frustradas. E na verdade, tem pessoas que tem uma veia "facil" e outras que tem veia "dificil".


Voltando naquele momento: minha professora entrou no quarto (ela tem que estar presente em qualquer procedimento invasivo). Eu bem que queria fugir, mas nao tinha pra onde kkkkkk. Entao preparei o braco, achei a veia, limpei com alcool, peguei o cateter, apliquei e entao vi o sangue retornando....ALIVIO! Estava no lugar certo, na veia! Coloquei o dispositivo de protecao, segurei o cateter com fita adesiva e apliquei o soro fisiologico (pra ter certeza que estava mesmo no lugar certo). Me deu um alivio enorme!!! Tive a sorte de achar uma pessoa com veia bem "facil". Ufa!

E a programacao de amanha eh bem light: Vamos passar a manha numa escolinha soh observando e interagindo com a criancada (estamos estudando sobre crescimento e desenvolvimento do nascimento a adolescencia). Acho que vai ser divertido!

8 comments:

Beth/Lilás said...

Ai que susto Nanda!
Só li o título e quase cai dura e vim te ver - semana na UTI - parece que vc ficou internada por lá.
Cruzes!
Ainda bem que está tudo bem contigo e o trabalho é a sua tônica.
super beijos cariocas

Jane said...

Parabéns!!!
Tudo tem uma primeira vez né?
Que bom a sua deu certo, assim vc se sente mais segura para as próximas!
E a manhã com a criançada? Como foi.

Bjs,
Aproveite o final de semana!

Bia said...

Eu acho que se estivesse no seu lugar, tb tinha tremido mais que vara verde! hahahah!!

Isso que vc falou, de gente com veia fácil e gente que veia dificil, eu imagino como deve ser pra alguém que está aprendendo a aplicar, deixa a pessoa mais nervosa sem conseguir achar. graças a Deus eu sempre tive veias fáceis de achar, envio e pronto, o sangue saiu!

Boa sorte com a criançada amanha, Nanda!!

bjs

Anonymous said...

Fernanda, você fala com tanta paixão do seu curso que mesmo eu não tendo nada a ver com enfermagem sigo lendo seus posts inteirinhos, com muito interesse. Amo ver gente fazendo o que gosta, pondo dedicação naquilo que fazem, que não é só "empurrado". Que bom que você conseguiu achar a veia do paciente direitinho, tem gente que tem esse problema mesmo. Eu já fiquei internada muitas vezes (por diversas razões) ao longo da minha vida e numa delas já tinham me furado tanto que por último furaram nas costas da mão, o lugar que mais dói. E como não sabiam que eu era canhota, furaram logo na mão esquerda. Eu acordava de noite, me mexia, lógico, e a agulha saía do lugar. Ui, como doía. Por que eles não perguntam pra gente qual lado a gente prefere? Vou sempre preferir o lado direito porque uso menos. Beijo

Fernanda said...

Beth, eu nem tinha me tocado, mas lendo soh o titulo parece mesmo. Gracas a Deus estou super saudavel :) Beijinhos!

Ji, a gente passou a manha com uma turminha de 3-4 anos. Uma fofura!

Bia, eu tambem tenho sua sorte, sempre acertaram minha veia da primeira vez :)

Eliane, obrigada, eu gosto muito da sua visita aqui, assim como adoro seu blog! Deveriam ter te perguntado se vc era canhota ou destra, poxa, se da pra evitar ou amenizar sofrimento desnecessario o que custa neh? A gente nao pode assumir essas coisas. Temos que perguntar a mao dominante, se a pessoa ja passou por mastectomia, ou qualquer motivo pra escolher um lado ao outro. Isso foi um "fail" da parte de quem aplicou. Nao custa nada perguntar, porque faz muita diferenca pra quem ja esta la doentinho, sensivel e se sentindo mal.
Beijinhos!

Gabi said...

Fernada, acho voce seuper corajosa para gostar de trabalhar com doente e ainda mais de UTI. Nossa nunca fui muito fa de sangue e doencas entao nunca daria para eu ter estudado area de saude. bjs e parabens pelo seu sucesso no cateter intravenoso.

Elianne Goff said...

Fe ,
estou atrasada nas leituras dos meus blogs ,nossa nem fala esta coisa de veia , complicado, a minha e facil sempre que precise fazer exames nao tive problemas .
Agora ja ouvi falar que um garoto foi tao complicado achar uma veia boa , que tentara perto da cabeca .
Ja pensou que situacao, e todo nervosismo dos pais,
bom mudando um pouco , deve ser interessante este assunto sobre " crescimento e desenvolvimento do nascimento a adolescencia " estudei algo similiar mais voltado a psicologia na epoca da minha faculdade. E claro quando estava gravida devorava as revistas Crescer e Pais & Filhos. ..rsrsrs Faz parte !!!

beijos ,

Fê França said...

Uau! Admiro muito sua profissão, Fer. Parabéns por mais uma etapa! Beijos.