Thursday, April 8, 2010

Ultimo dia de Estagio

Ontem, quarta-feira, foi meu ultimo dia de estagio. Me lembro do primeiro e nao sei se descrevi aqui, mas fiquei tao nervosa que tive vertigem hahaha. Era muito nervoso! O tempo passou e novos desafios vieram: a primeira vez entregando medicacao, o primeiro teste de glucose, a primeira aplicacao de injecao subcutanea, intramuscular, intravenosa, a primeira vez dando medicacao e alimento via tubo nasogastrico, puncao venosa, sonda, curativo, etc... Tanta coisa que nunca, nessa vida, imaginei que seria capaz de fazer. Mas a verdade eh que o estagio foi muito alem da parte tecnica, ou de todos esses "skills".

Muita gente me diz que nao conseguiria ser enfermeiro(a), ouco isso direto. A verdade eh que as pessoas tem diferente gostos, sonhos, habilidades e preferencias, e isso eh otimo pois cada um tem seu importante papel na sociedade; mas eu nao acredito que alguem nesse mundo nao poderia ser enfermeiro(a). Qualquer um que tiver vontade e quiser, eu garanto que pode, GARANTO! Quem me conhece bem, entende porque digo isso.

Aprendi muita coisa no estagio, mas me sinto totalmente crua e despreparada pra ser uma enfermeira hoje. Nem acredito que ja acabamos o estagio. No ultimo dia, o hospital nos ofereceu um almoco, e durante o almoco tres enfermeiras e um enfermeiro que atualmente trabalham na parte administrativa e recursos humanos foram conversar com a gente sobre contrato, beneficios, etc... uma das enfermeiras disse que achava muito importante que nosso primeiro emprego fosse num hospital ao inves de clinica ou consultorio medico, porque teriamos chance de aprender mais, e comentou que demorou tres anos pra ela se sentir confortavel na profissao. Acho que eh por ai mesmo, eu nao imaginava quanta responsalidade um enfermeiro tem, fora que existem tantas areas diferentes, e comecar numa nova area eh como comecar num novo emprego, tendo que aprender muita coisa do zero. Como paciente, eu via o enfermeiro trazendo remedios e realizando certos procedimentos, mas nao imaginava que aquilo era apenas a pontinha do iceberg da profissao...ser enfermeiro envolve muito, muito mais.

Posso dizer que esses tres semestres de estagio me mudaram como ser humano. Pode parecer cliche, mas eh a verdade. Entrei em contato com uma realidade totalmente diferente da minha, e em alguns casos, me lembrei da realidade que ja foi minha. Os livros ensinam as prioridades no momento de emergencia, as tecnicas com base cientifica, os valores de laboratorio, os efeitos colaterais e reacoes adversas dos medicamentos, mas existe uma coisa ali, que nenhum livro do mundo vai ensinar, e a gente soh vai aprender passando na pele: eh aquele momento em que voce segura a mao de uma paciente cega e cheia de cicatriz de queimados pelo corpo, com cancer em fase terminal e chorando de dor; eh aquele momento em que voce fica meia-hora ao lado do paciente com Mal de Alzheimer pra conseguir fazer com que ele coma duas colheradas de comida, ja que o cerebro dele nao "pede" mais nada, e vai ceifando-lhe a vida lentamente; eh aquele momento em que voce finalmente tira a agulha de soro do braco do jovem paciente que tem um brilho nos olhos porque esta indo pra casa depois de uma cirurgia de emergencia e uns dias no hospital, e vai repensar no valor da vida; eh aquele momento em que voce ve os olhos de uma mae ao acabar de conhecer o rostinho daquela pessoinha que sera a mais importante de sua vida, e por quem ela sera capaz de entregar sua propria vida, e nao consegue segurar as lagrimas quando ve suas lagrimas escorrendo pelo rosto. E sao muitos, e muitos outros momentos. E eu tenho certeza que essas experiencias me mudaram pra sempre.

3 comments:

Anonymous said...

Que post lindo, até fiquei emocionada. Olha, eu acho que estágio é importante em qualquer área e embora seja verdade que eles mostre apenas uma pequena parte da dimensão que é ser um profissional de verdade, experiente, sem ele seria pior ainda. Você superou seus medos, sua insegurança e agora está na reta final da realização de um sonho. Isso não é pouca coisa. O conforto na área vem só com o tempo, mas como você descreveu no final do seu post, a recompensa você já teve na vivência no hospital durante seu estágio e isso você não vai perder nunca, essa sensibilidade para ajudar as outras pessoas. Qualidade rara e essencial para quem escolhe uma carreira como a sua. Beijo

Nani said...

Nossa Fer, que lindo, cheguei a chorar, lembrando de quando eu tava no hospital ano passado e das enfermeiras (e enfermeiros) que cuidaram de mim. Sabe foram duas vezes, e no total 8 dias num hospital... eu sei do lado de ser paciente, mas tenho curiosidade de ver o outro lado... tenho vontade de fazer enfermagem mas ao mesmo tempo medo de ser "fraca" emocionalmente ao ver tudo isso que voce falou...

Nao sei... ainda estou com Nursing como terceira opcao... hehe. Decidi que vou aplicar p Nursing viu, apenas p deixar "aplicado" como tem uma waiting list de 2 ou 3 anos terei tempo suficiente p decidir.

PArabens por essa jornada Fer. Que Deus te ilumine e que voce seja feliz na sua carreira. Um grande beijo linda!!!!!!

Jane said...

Que bonita a sua percepção e descrição dos momentos vivenciados nessa experiência de estágio e certamente vivenciará mts outros na sua vida profissional.
Parabéns Fer!