Saturday, January 30, 2010

First Weeks of School

So January is coming to its end! E como passou rapido!

No primeiro mes do semestre ja deu pra sentir o gostinho de que um semestre totalmente multitask chegou pra ficar. A gente tem que focalizar nas unidades e provas normais (estamos em Respiratory Unit no momento por exemplo), focalizar nas provas de treino pro Hesi, and NClex, e ao mesmo tempo focalizar em gerenciamento (a parte pratica do curso esta voltada a gerenciamento esse semestre). Sao varios projetos rolando ao mesmo tempo. Temos o projeto em que estamos levantando fundos pra doar pro Haiti e organizando doacao de sangue; o projeto cultural, e o grupo que participo ficou responsavel por apresentar um pouco sobre a cultura asiatica; e o projeto de ensino a comunidade em que temos que escolher um topico de saude e ensinar a um especifico grupo na comunidade. Depois vou falar mais sobre cada projeto.

No momento, anda tudo indo bem, com excessao de que eu nao tirei a nota que gostaria na primeira prova. Queria tirar boas notas agora e ficar tranquila no fim do semestre, mas pelo visto vai ser tudo a ferro e fogo novamente.


Quanto aos estagios o que posso dizer? Estou AMANDO!!!!!!! Amando o hospital que eh maior e melhor equipado que o outro, e amando minha instrutora que eh um anjo sem asas e tem sido um presente divino depois de todo o estresse que passei no ultimo semestre. Ela eh tranquila, calma, ensina de maneira mais individualizada (exemplo: no comeco do semestre entregamos um questionario pra ela em que diziamos qual era nossos pontos fortes, nossos pontos fracos, quais procedimentos ainda nos deixavam inseguros) e estou percebendo que ela realmente prestou atencao nisso e tem me ajudado justamente naquilo em que mais preciso. Tudo isso nos tratando com dignidade e respeito! Nem eh pedir demais nao eh? Mas faz toda diferenca. Nao tenho mais ido aos estagios com um noh no estomago e outro na garganta.

Essa semana estou na area de pediatria e pos-parto, e embora eu ache que pediatria nao eh minha area, pos-parto com certeza eh algo que estou amando! Alias, por falar em pos-parto tenho uma novidade, e depois volto pra postar sobre isso.

PS: (Nao estou gravida kkkkk)!

Monday, January 18, 2010

4th Level

Quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2010, comecaram as aulas do quarto semestre de enfermagem da "2010 Class". Esse semestre fui escalada pra fazer estagio numa cidadezinha proxima daqui, a uns 40 minutos, o que me deixou contente porque o hospital eh bem maior, mais equipado, e talvez isso me dara oportunidade de aprender mais, tomara!

Alem de toda correria normal de provas, estagio, planilhas de cuidado, e projetos, ainda teremos exit HESI, um exame que alguns programas de enfermagem adotam. Mesmo que o estudante passe em todas as aulas, se nao passar no HESI, nao completa o quarto nivel, e tem que repetir o semestre no ano seguinte. Esse exame apavora a maioria dos alunos, senao todos!

Outra coisa engracada desse quarto semestre eh que nos tocamos agora que nos, os originais membros da "2010 Class" somos agora minoria! Vou explicar:

Comecamos no outono de 2008 com um pouco mais de 70 alunos, nao me lembro o total com exatidao. Ja no primeiro semestre umas 20 pessoas reprovaram, e assim foi indo...ateh chegarmos no quarto semestre, com 12 pessoas, do numero original de pouco mais de 70. A turma tem uns 45 membros, portanto nos somos minoria agora. Nos tocamos disso quando fomos refazer as eleicoes para presidente de classe, ja que a nossa presidente eleita do semestre passado reprovou (na verdade votamos para vice-presidente, porque o vice do semestre passado passou automaticamente para a presidencia). Uma das canditadas era da nossa turma inicial, e nos da turma inicial votamos nela, mas ela perdeu, porque o pessoal das outras turmas votou numa menina da turma que comecou com eles (o que eh natural, porque a gente tende a votar em quem conhece melhor).

Nos tocamos que viramos a minoria, o que eh estranho. Muito estranho pensar em todo mundo que comecou com a gente e ficou pra tras. Alguns ja estao no segundo semestre (voltaram no primeiro ou estao repetindo o segundo). Minha amiga mais proxima nao passou em uma das materias. Fiquei muito chateada, porque ela era a pessoa com quem eu mais estudava, com quem eu podia realmente contar, com quem eu pegava material emprestado, etc... Mas nosso grupinho de estudo de 4, agora virou 3, e eu ainda tenho duas amigas muito queridas e ja estamos nos organizando pra comecar nosso estudo em grupo. Nunca fui adepta de estudo em grupo, mas a partir do terceiro semestre isso se tornou uma parte importantissima do meu estudo.

Enfim, que venha o quarto semestre, e que seja o nosso ultimo! Amem!

Finishing the 3rd Level

Entao, estou em divida com meu blog, e estou escrevendo sem vontade, mas vou me forcar porque quero deixar registrado pelo menos o minimo possivel sobre o ultimo (tomara que seja o ultimo) semestre do curso.

Primeiro quero dizer como recebi a noticia de que tinha passado o tao temido terceiro semestre. Pois bem! As provas finais estavam marcadas para os dias 9 e 11 de dezembro que cairiam numa quarta e sexta-feira respectivamente, recebemos o calendario no inicio de agosto. Sabia que seria corrido, mas como queria aproveitar o maximo que pudesse minha familia, comprei a passagem para o dia 13 (domingo), com bastante antecedencia. Em novembro recebemos um e-mail dizendo que uma das provas finais permaneceria na sexta-feira e a de quarta seria remarcada para a proxima segunda, dia 14. Pronto! Eu ja teria partido!

Mandei imediatamente um e-mail para a coordenadora do curso e como nao obtive resposta fui falar com ela no dia seguinte. Ela disse que abririam uma excessao para mim. Uma semana antes da prova me informaram que eu teria as duas provas finais na sexta-feira com um intervalo de meia hora.

Assim foram minhas provas finais: Overwhelming!

A primeira prova teve 60 questoes e a segunda 95 se nao me engano. Eu passei a manha inteira sendo testada, com o coracao na mao (ou nao boca?)! Sabia que os resultados nao sairiam antes de segunda-feira.

Como eu perdi meu voo por causa do tempo (estava muito nublado), passei a segunda-feira em Atlanta, e portanto ainda tinha contato com o pessoal daqui (meu celular nao funciona no Brasil). As notas foram postadas no site de tardezinha, e minha amiga entrou na minha conta e me passou o resultado por telefone assim que foram postadas. EU PASSEI!!!! Fiquei muito feliz, e aliviada! E ao mesmo tempo arrasada porque essa minha amiga nao passou :(

Pra fazer um balanco do terceiro semestre, diria que aprendi muito, em todos os sentidos, aprendi muito mais do que apenas o conhecimento cientifico sobre diabetes, queimaduras, doencas do trato intestinal, etc...aprendi muito mais sobre a vida, a gratidao e os valores que damos a tudo!

Tuesday, January 5, 2010

I'm back

Voltei! Sai de la dia primeiro e cheguei em Memphis no dia 2 as 13:30 hs (meia horinha de atraso). A viagem foi otima, abracei muito, conversei, passei tempo com quem me ama, comi muito (a dieta comecou agora), bati perna, dancei, ateh aprendi a fazer sushi huahuaha!

A unica coisa chata foi uma gripe sem-graca que eu peguei la, e depois de um dia todo no aviao obviamente cheguei aqui mil vezes pior. O ouvido doeu de chorar no aviao, e cheguei aqui surdinha, mas ja to mil vezes melhor. Fiz o favor de quebrar minha camera com poucos dias que estava la, entao nao tenho muitas fotos comigo, tenho um monte de fotos na camera da minha mae, e nao sei quando ela vai me passar, mas o Leon consertou minha camera entao depois vou passar as fotos pro computador e postar aqui.

Estou colocando a leitura dos blogs em dia, o que nao falta eh tempo. Alias, ser humano (ou melhor eu) eh (sou) mesmo um bicho esquisito e insatisfeito. Quando estava na correria o que eu mais queria era um tempo livre, mas agora que estou na total mansidao, estou super entediada. O Leon trabalhando ateh a dez da noite, e eu aqui trancadinha dentro de casa fugindo do frio. Mas essa mordomia acaba logo, minhas aulas comecam semana que vem!