Thursday, April 9, 2009

Catheter Check-Off

Hoje eu tive prova pratica de aplicacao de sonda. Estou super aliviada porque essa foi a ultima prova pratica desse semestre. Eu cometi um erro bobo, e por isso perdi dois pontos, mas estou muito feliz com meu 98! Pra colocar a sonda, precisamos manter o material esterilizado, entao eh preciso ter muito cuidado, e com as maos ja tremendo pelo nervosismo, tudo fica muito dificil; mas meu erro nao foi contaminacao do campo esterilizado, foi apenas na hora de inflar o balao que prende a sonda 'a bexiga. A prova pratica inclui um monte de passos: pegar ordem do medico, se apresentar e confirmar nome e data de nascimento na pulseira do paciente, lavar as maos de maneira apropriada, tomar cuidado pra que o paciente tenha privacidade, explicar o procedimento e adquirir autorizacao, escolher o tamanho apropriado, organizar o material, instrucoes pro paciente, limpeza com betadine, colocar a sonda e depois retirar de maneira correta e anotar todo o procedimento. Ufa! Eu fiquei muito menos nervosa do que estava na prova das injecoes. Agora vou voltar pros meus livros porque tenho prova de Substance Abuse, Eating Disorders, Domestice Violence and Legal-Ethical Principles of Forensic Psychiatry.

9 comments:

Fernanda França said...

Parabéns, Fê!!!! Sonda é a pior coisa que existe, credo, rsrsrsrsrs beijos...

Fernanda said...

Pois eh Fer, espero nao precisar de uma tao cedo (nem tao tarde kkkk). Beijos!

Anonymous said...

Feliz Páscoa Nanda!
bjs

Lucia said...

Nossa Fe, parabens! Essas coisas que vc esta aprendendo, so tendo talento mesmo, eu nao ia conseguir fazer metade delas. Rsrs

Bjos

Jane said...

Ainda bem que existem pessoas como vc Fer... Pq se dependesse de mim... Sou bem fraca qdo o assunto é doença...
Sábado eu e o Rui levamos a irmã dele na casa de um amigo q sofreu um acidente de carro a mais de um ano. Ela foi passar a sonda e disse saiu mais ou menos meio litro de urina. A mae dele ficou super grata a ela por ter ido la fazer isso e eu fiquei pensando: q bom q ela pode proporcionar esse alivio pra ele, q estava com mta dor.
Parabens para o trabalho de vcs!

Nani said...

Parabens Amiga!!!! Nossa imagino como deve ser dificil prova pratica assim... soh quero ver quando chegar minha vez em Dental Hygiene, eles tb tem muitos clinicals, aff... bom, nao vou sofrer por antecedencia neh, ainda tenho muito chao ateh comecar o programa, haha.

Beijos e Parabens pelo A!!!!

Thelma said...

Oi Fernanda!
Fiquei muito tempo sem visitar seu blog pois você tinha "fechado" o blog e eu não tinha como me comunicar contigo pra poder lê-lo.
E menina, essa sua prova parece difícil só pela descrição! Parabéns, viu? É sempre bom quando o esforço é recompensado. ;-)
Beijocas

Fernanda said...

Lu, Jane,
Obrigada! Eh mto bom sim proporcionar alivio pras pessoas, e eu garanto pra vcs, que se eu consigo fazer, qualquer uma de vcs conseguiriam rs.
Beijos!!!

Nani, eh muita tensao as provas praticas, mas acabam sendo as provas que a gente tira notas mais altas hehe.

Thelma, que bom ver vc aqui. Volte sempre, vou la dar uma olhada no seu blog!!

Anonymous said...

Muita gente anda de bicicleta por aqui sim, eles funcionam como carro, q vc tem q fazer sinal e andar de acordo com a lei e tal. Tem gente q vai de bike até a estação de trem, deixa lá e pega o trem. Eu quero mesmo pra fazer exercicios e dar umas voltas por ai! Meu preparo físico sempre foi uma porcaria e quem sabe agora q aqui minha única obrigação oficial é estudar alemão, eu não consigo me organizar melhor e deixar as desculpas de lado!

bjs