Friday, September 11, 2009

Busy Week parte 1 Estagio

Essa semana passou voando! Quanto mais ocupados estamos, parece que o tempo passa mais rapido.

Na segunda-feira foi feriado, mas quarta-feira cedinho ja estavamos no hospital. Na quarta passada, a professora nos colocou em pares pra atender apenas um paciente. Ela queria que melhorassemos nosso trabalho em equipe. Uma pessoa ia examinar o paciente e a outra ia conferir as ordens medicas e a ficha e administraria os medicamentos. Isso exigia boa comunicacao entre a dupla porque tinhamos um curto periodo de tempo. Eu fui fazer o exame e minha colega ficou responsavel pela medicacao. Quando cheguei no quarto, o medico estava examinando meu paciente, o que me tomou uns bons dez minutos. Depois de 15 minutos minha professora ja estava me dando a maior licao porque minha parceira ja tinha conferido todos os remedios e ordens medicas (apenas 3 remedios). Ok! Me apressei e no final deu tudo certo!


Nessa quarta-feira, a mesma dupla trabalhou novamente. Dessa vez minha parceira faria o exame e eu administraria os remedios. Novo paciente, quantos remedios? 20! Eu tenho que conferir tudo na receita do medico, o que eh uma tortura pra mim. Eh muito dificil ler o que ele escreve, uma missao quase impossivel. Tenho vontade ateh de chorar, porque todos estao ocupados, e ninguem pode me ajudar. Fico olhando as vezes por um minuto e imaginando que uma fadinha vai aparecer, decifrar a letra e sussurar no meu ouvido! Depois de decifrar o quase impossivel, tenho que procurar no meu dicionario a classificacao, como o remedio funciona a nivel celular, as indicacoes, contra-indicacoes, efeitos colaterais. Tem alguns remedios que ja estou bem familiarizada, mas tem muitos que ainda preciso olhar no dicionario. Isso consome tempo, claro! Alem disso, cada remedio tem duzentos nomes (exagero)! O nome generico, o nome da marca, e outros nomes, e dai la vai mais tempo procurando o remedio por outro nome. Enquanto isso minha instrutora vem e me da outra licao porque eu ainda nao estou pronta pra ir na Sala de Medicacao. E nao adianta dizer pra ela que demorei mais que a parceira porque a parceira tinha soh 3 remedios. Se eu ousar dizer isso a resposta sera: Quando vc se formar, vc tera dez pacientes e se eles tiverem 20 ou 30 medicacoes cada um?

Estresse total! Fora isso, deu tudo certo! Segunda e quarta farei estagio na UTI.

3 comments:

Bia said...

Nanda, infelizmente parece que eles não dão mole nenhum... não tem desculpas (mesmo as que são validas), não tem choro e nem vela! Vc tem que fazer o que tem que fazer, e estar pronta pra tudo! Eh estressante, mas pensa que na graduação no Brasil eles passam tanto a mão na sua cabeça por ser estudante, estágiario... que quando sai da faculdade vc está tão acostumada com esse tratamento que quer extender! Olhando pelo lado positivo, quando vc estiver formada e atuando como nurse, vai fazer isso de olhos fechados e bem rápido pq aprendeu muito bem!


bjs

Jane said...

Caracas semana cheia hein?
Letra de médico não é facil, imagino em outra lingua.

UTI? Vai ter coisa pra contar...
Bjs
Aproveita o fim de semana!

Anonymous said...

UTI, que nervoso! Você sabe dizer qual a diferença entre CTI e UTI? Sempre quis saber mas não tinha a quem perguntar. rs