Wednesday, November 25, 2009

Indignacao

Eu fiquei indignada com um acontecimento ontem. Uma das nossas instrutoras esta se aposentando ao final desse semestre, depois de 30 anos lecionando nesse programa de enfermagem. Ela eh idosa, tem a aparencia muito fragil, fumou a vida toda e mal consegue falar 3 palavras sem parar pra tomar um ar. Certo dia, depois de uma crise de tosse ela respirou fundo, e nos disse: Por favor, aos que fumam, parem de fumar agora, o resultado a longo prazo nao eh bom.

As aulas de 6 horas podem se tornar mais cansativas ainda quando a professora fala muito baixinho porque nao tem ar, e crises de tosse a interrompem a todo momento. Mas com boa vontade e paciencia, da pra se concentrar e tentar extrair o que ha de bom nas aulas dela, afinal depois de 30 anos dando aula, alguma coisa de bom ela tem pra nos passar neh?

Pois ontem foi nosso ultimo dia oficial de aula. Por duas semanas agora teremos revisoes e reforcos. O nosso ultimo dia de aula do semestre foi o ultimo dia de trabalho de uma pessoa que tem uma longa historia de vida comprometida com a enfermagem e com o ensino. Acho que ela merecia no minimo respeito!

No meio da aula, tivemos um intervalo de 15 minutos, e pouco mais que a metade da sala voltou depois desse intervalo. Estavam cansados, eu entendo! Nao conseguiam ouvi-la bem, eu entendo! Mas nao custava mostrar um pouco de respeito no ultimo dia de aula dela. Claro que ela percebeu o vazio na sala, e fez uma outra chamada no final da aula. A ausencia deles soh vai custar um "tardy" e nao tem nada de grave nisso, mas a maneira como estavam reclamando que nao conseguiam ouvir na primeira metade da aula, deixou bem claro que acharam que nao compensava ficar ali. E eu fiquei com doh, e fiquei indignada!

Ao final da aula, os que restaram bateram palmas pra ela e a agradeceram por toda a sua dedicacao. Semana que vem entregaremos um presente pra ela ( a classe toda). Espero que ela aproveite bastante sua aposentadoria! Sei que esse episodio nao vai ofuscar todas as recompensas e bencaos que ela recebeu ao longo da sua vida exercendo essas duas lindas funcoes de educadora e enfermeira, ainda assim eu gostaria muito que seu ultimo dia de aula tivesse sido diferente!

5 comments:

Bia said...

Nanda, aluno é um bicho escroto.
Não dão valor aos professores, eu via muito isso na faculdade.
Imagino como ela deve ter se sentido depois de anos de dedicação, ver que alguns nem isso reconhecem.

Ano passado no último dia de aula com um professor que eu até gostava muito, a turma resolveu lavar ropa suja e reclamar muito dele. Depois da aula, dava para ver na cara dele como as palavras dos alunos o tinham afetado. =/

bjs

Jane said...

Não dá pra controlar os outros né?
Mas eu achei linda a sua atitude. A forma respeitosa como vc falou dela. Ela tb vai sentir essa energia, esse carinho.

Lamentável a atitude de quem não soube respeitá-la.
Parabéns aos outros que enxergaram o seu valor!

Beijo querida.

Beth/Lilás said...

Fernanda linda,
Isso se chama compaixão pelo ser humano e é tão lindo ter, claro que poucas pessoas compreendem essas coisas, não querem nem saber, nem lembram como você e os poucos alunos que ficaram na turma mais para homenageá-la.
Muito bonita a atitude de vocês, independente se ela mesma não soube se cuidar e estragou sua saúde, mas antes de mais nada era um ser humano que estava ali.
um grande beijo carioca

Lucia said...

Que feio isso! As pessoas nao pensam, nem tentam se colocar no lugar das outras, isso eh uma pena e tb achei falta de respeito com ela.

Mas sabe? Tenho certeza de que ela apreciara muito o carinho desse gesto de voces. Cosinhas assim sao muito gostosas, pois sempre colocam um sorriso no rosto da pessoa. bjos

Cristiane A. Fetter said...

Menina é isso aí, precisamos ter respeito e compaixão pelos outros.
Lindo.
bjks