Monday, January 18, 2010

4th Level

Quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2010, comecaram as aulas do quarto semestre de enfermagem da "2010 Class". Esse semestre fui escalada pra fazer estagio numa cidadezinha proxima daqui, a uns 40 minutos, o que me deixou contente porque o hospital eh bem maior, mais equipado, e talvez isso me dara oportunidade de aprender mais, tomara!

Alem de toda correria normal de provas, estagio, planilhas de cuidado, e projetos, ainda teremos exit HESI, um exame que alguns programas de enfermagem adotam. Mesmo que o estudante passe em todas as aulas, se nao passar no HESI, nao completa o quarto nivel, e tem que repetir o semestre no ano seguinte. Esse exame apavora a maioria dos alunos, senao todos!

Outra coisa engracada desse quarto semestre eh que nos tocamos agora que nos, os originais membros da "2010 Class" somos agora minoria! Vou explicar:

Comecamos no outono de 2008 com um pouco mais de 70 alunos, nao me lembro o total com exatidao. Ja no primeiro semestre umas 20 pessoas reprovaram, e assim foi indo...ateh chegarmos no quarto semestre, com 12 pessoas, do numero original de pouco mais de 70. A turma tem uns 45 membros, portanto nos somos minoria agora. Nos tocamos disso quando fomos refazer as eleicoes para presidente de classe, ja que a nossa presidente eleita do semestre passado reprovou (na verdade votamos para vice-presidente, porque o vice do semestre passado passou automaticamente para a presidencia). Uma das canditadas era da nossa turma inicial, e nos da turma inicial votamos nela, mas ela perdeu, porque o pessoal das outras turmas votou numa menina da turma que comecou com eles (o que eh natural, porque a gente tende a votar em quem conhece melhor).

Nos tocamos que viramos a minoria, o que eh estranho. Muito estranho pensar em todo mundo que comecou com a gente e ficou pra tras. Alguns ja estao no segundo semestre (voltaram no primeiro ou estao repetindo o segundo). Minha amiga mais proxima nao passou em uma das materias. Fiquei muito chateada, porque ela era a pessoa com quem eu mais estudava, com quem eu podia realmente contar, com quem eu pegava material emprestado, etc... Mas nosso grupinho de estudo de 4, agora virou 3, e eu ainda tenho duas amigas muito queridas e ja estamos nos organizando pra comecar nosso estudo em grupo. Nunca fui adepta de estudo em grupo, mas a partir do terceiro semestre isso se tornou uma parte importantissima do meu estudo.

Enfim, que venha o quarto semestre, e que seja o nosso ultimo! Amem!

8 comments:

Elaine said...

Oh Amiga, boa sorte nesse semestre, forca aih que ta quase acabando, sei que voce consegue. Olha to p te ligar p gente conversar, mas nao deu esse final de semana, vou tentar no proximo. Sei que voce estar super ocupada,entao se nao puder atender, nao tem problema viu, serio mesmo. Beijos e se cuida.

Jane said...

Tá chegando o fim do curso... Tudo passa neh?
Boa sorte nesse ultimo semestre!
Bj

Bia said...

Isso me fez pensar no meu curso Nanda! N!ao foi uma diferença tão radical como na sua turma, mas a minha turma passou por muitas mudanças e eu tb pulei por uns grupinhos tentando achar a minha "turma"!

Boa sorte nesse último semestre!!

bjs

Beth/Lilás said...

Fernandinha,
Boa sorte neste novo semestre e olha só como passou rápido!
Já já, veremos você se formando. Que legal!
bjs cariocas

Anonymous said...

Sabe que senti a mesma coisa na época da faculdade? A cada semestre o grupo ia diminuindo e se modificando. Paciência, né, não é muito diferente do nosso tempo de escola, em que a cada ano mudávamos de melhor amiga caso tivéssemos caído em turmas diferentes. Só que nunca é legal, eu lembro a sensação, ainda mais eu que sempre fui bicho do mato e difícil de fazer amigos. Boa sorte no novo semestre (tá no finzinho, que maravilha!) e estágio. Beijo

Lucia said...

Nossa, eles peneram bem entao, ne? Isso eh ate bom, pois eh uma profissao importante e acho que a pessoa tem mesmo que saber o que esta fazendo. Boa sorte nesse nosso periodo. bjos

João Videira Santos said...

Diário de estudante é sempre interessante. Não perca a determinação...continuí!

Patrícia said...

Ultimo semestre, que maravilha!
Qual a frequencia do seu estagio?