Wednesday, November 26, 2008

Vida, Idade, Sofrimento, Morte, Tratamento e Etica

Esses dias atras, li uma noticia na internet que me fez repensar em muitas coisas que temos conversado no curso de enfermagem. Uma jovenzinha inglesa, de 13 anos de idade, recebeu o direito legal de recusar transplante de coracao. Clique aqui se quiser ver a noticia.

Ela disse que ja tinha passado muito tempo da vida em hospitais, e como a cirurgia tinha riscos, como qualquer transplante, ela decidiu nao faze-la, mesmo sabendo que nao teria uma longa expectativa de vida porque preferia ficar em casa ao lado de quem a ama.

Nos estavamos querendo fazer uma surpresa pro meu sogro, e traze-lo pra passar o Dia de Acao de Gracas conosco, mas agora nao sabemos se vai ser possivel porque ele nao esta se sentindo muito bem hoje. Desde que ele voltou do Baptist Hospital em Memphis, tem revezado seus dias entre o Nursing Home e o Helena Regional Hospital. Todos esses dias includem muita dor, cansaco, fraqueza, problemas intestinais, incontaveis exames, soro e depressao, e como nao ficar deprimido nessa situacao?

Por isso, esse assunto de etica e tratamento me fez repensar muito nos cuidados medicos hoje em dia. Nao desmereco de maneira nenhuma a area de saude, mesmo porque sou apaixonada por essa area, especialmente cuidados paliativos e reabilitantes. Mas ateh que ponto eh etico ou justo, ou certo ou errado ou moral, nem sei que palavra usar, prolongar a vida de pessoas em sofrimento? Qual a diferenca entre ressucitar uma pessoa de 30 anos e uma de 70? Por quanto tempo, em que situacao, para qual pessoa o uso de maquinas pra respirar eh bom? Minha mae sempre disse que nao queria viver por muitos anos. Eu, como filha, nao queria escutar isso, porque a gente nunca quer perder ninguem que ama, mas hoje em dia, acompanhando de perto o sofrimento, a falta de autonomia, as dores que meu sogro tem passado, entendo o porque ela dizia isso, e se fosse eu? Gostaria de passar por tudo isso? Ateh que ponto nossas intervencoes atrapalham ou auxiliam a pessoa a ter uma vida/morte digna e pacifica?

Tuesday, November 25, 2008

Terca-Feira

A partir de hoje estou de folga (relativa) ateh segunda, weeeeeeeee!!! Relativa porque preciso estudar horrores, zilhoes de capitulos, pois quando voltarmos as aulas temos mais 2 exames de unidade e depois 4 exames finais (3 de enfermagem e um de CIS), mas nao ter hora pra acordar eh priceless!!!
**********************************************************
Hoje a noite eu preparei um ensopado de camarao, modestia inexistente em minha pessoa, MUITO BOM! Se conseguisse achar os ingredientes, eu faria uma boa moqueca, alias tive a ideia de fazer o ensopado quando estava olhando receitas na net e me deparei com algumas receitas de moqueca que pareciam otimas. Pra acompanhar, fiz arroz branco e depois de pronto misturei com coentro e limao. Levamos pra minha sogra pra jantar com ela, que fica sozinha agora que meu sogro esta na Nursing Home em reabilitacao. Antes de irmos, tirei umas fotinhas. Pra nao bastar toda extravagancia caloria, ainda comemos uma fatia de torta de pecan que a sogrinha comprou no mercado, muito saborosa! E eh desse jeito que eu quero emagrecer pra minha viagem...

Sunday, November 23, 2008

Filmes Brasileiros

Minha mae me deu uns filmes brasileiros quando estive la em maio e depois que voltei assisti Olga e Meu Primo Basilio com o Lee (com a ajuda dos subtitulos em ingles), mas nao conseguia achar os outros. Hoje o Lee estava procurando por outras coisas e achou os filmes, finalmente! Estou com Abril Despadacado, Lisbela e o Prisioneiro (esse ja tinha assistido), Sem Controle e O Homem que Desafiou o Diabo. Nao tem coisa mais perfeita que ficar em baixo do cobertor assistindo filmes nesse inverno.

Thursday, November 20, 2008

Assessment Check Off

Eu sobrevivi (aviso: texto enorme, minha prova pratica hoje)!!!!!!!!

Hoje foi o grande dia do Assessment Head to Toe e eu passei! Eu ainda nao sei minha nota, mas minha instrutora disse que "I did a good job". YES!!!
Essa prova pratica vale 20% da nota do exame final, mas muito mais que a prova teorica que vale 80%, essa eh o terror dos estudantes. Ficamos todos nervosos, tremendo, alguns palidos, alguns vermelhos, uns tem diarreia (serio mesmo) e outros enjoos (como eu).
Nessa prova, as quatro instrutoras arrumaram 4 salas diferentes (todas elas simulam um quarto de hospital), e nos temos que fazer assessamento no cliente (que eh sao os proprios colegas de sala, os 4 proximos da lista, e os penultimos quatro tem que permanecer pra ser as cobaias dos ultimos). O testes foram marcados pra hoje de manha e a tarde, amanha de manha e tarde e se nao desse tempo de todos serem testados, um pouco na segunda. Eu assinei pra hoje de manha, porque a sexta ja estava lotada e pensei entao: Quanto antes melhor!
Ontem fui pra Clarksdale MS pra treinar um pouco com as meninas (Susan, Anna, Lindsey e Tracy). O santo do Lee me levou; estava ateh com preguica de ir por estar tao frio, mas compensou. A gente treinou todos os passos como precisariamos pro teste. Temos que cumprimentar o cliente, nos apresentar, perguntar sobre historico, dai dizer as instrutoras o que eh seria normal encontrar no exames, examinar, e depois disso deixar essa salinha e ir pra outra sala preencher os papeis de enfermagem.
Entao, como eu era a decima, teria que esperar um pouquinho minha vez. Cheguei la 8:30 AM, o horario marcado (tinhamos que chegar 45 minutos antes). Quando me dei conta, vi que deixei em casa todas minhas anotacoes, great! A Anna que estava no primeiro grupo disse que me emprestaria a dela, ufa! Um pouquinho antes da minha vez comecou a me dar uma suadeira, subir um sangue frio pelas costas, descer um sangue quente pelo pescoco, all that good stuff that sympathetic system brings to our body! E bem nesse momento, a Tracy se aproxima de mim e comeca a fazer mil perguntas sobre percursao, palpar, auscultar e eu tentando ser educada dizendo: Nao sei Tracy, nao estou conseguindo pensar muito bem agora, estou nervosa, esta chegando minha vez, quero relaxar e ela ali perguntando cada vez mais, pedindo minha folha emprestada que na verdade era da Ana, e tomando da minha mao pra ver, AIIIIIIIIIIIII ateh que pedi licensa, levantei e fui pro corredor respirar fundo.
Chegou minha hora e fui la pegar meu papelzinho. As 4 instrutoras testaram sessoes diferentes que eram agrupadas em:
1 Mrs. Gentry - Lungs, Thorax, Hair and Nails;
2 Mrs. Snowden - PVS, Heart, Neck
3 Mrs. Saia - Eyes, Skin, Ears
4 Mrs. Steinbeck - Neuro, Abdomen.
Os papeizinhos do sorteio estavam dentro de uma xicara com a frase: Cheer up. You can do it! hehehe....peguei o papel numero 4: Neuro e abdomen com Mrs. Steinbeck. Nao era o que queria, nao pelo tema (amei neuro), mas pela instrutora que alias eh a minha instrutora em clinical e eh picky as she can be. Pra minha sorte ela precisava ir a algum lugar pegar alguma coisa, entao repetiram o sorteio e dessa vez peguei Mrs. Gentry com pulmoes, torax, cabelo e unhas. A Paula foi minha vitima e milagrosamente deixei todo nervoso do lado de fora da porta assim que entrei naquela salinha. Mrs. Gentry eh incrivel como instrutora. Eh justa, bem humorada, otima professora, explica de uma maneira maravilhosa, eh calorosa e tem compaixao. Queria que ela fosse minha clinical instructor. Pelo menos nesse exame final temos a chance de sermos testados por qq uma delas. MInha colega Paula foi minha cobaia, digo, modelo, mas os exames na parte da frente do corpo foram feitos no dummy (porque envolvia tocar os seios pra palpar a expansao toracica, o vocal fremitus etc e tal). Depois dos exames, fui pra outra salinha preencher os papeis e sai de la leve, tao leve! Que alivio. Hoje tambem fiz a ultima practice test de matematica que seria na segunda feira porque vou tenho que ir pro escritorio da Imigracao na segunda. E agora eh comecar a estudar pras 5 provas que nos restam ateh dia 10 de dezembro, sendo 3 delas finais! Haja coracao!
Depois trabalhei a tarde, fui pro tutoring e quando cheguei em casa o Lee estava fazendo spaghetti, fofo! Tomei um vinho, pois depois do dia de hoje eu merecia!!!

Tuesday, November 18, 2008

Meus uniformes chegaram hoje



Duas vestes, duas calcas, um jaleco que ainda tenho que lavar e passar; e tenho que comprar camisas brancas polo.

Monday, November 17, 2008

Nada de novo

Continuo com o sono atrasado, continuo contando os dias pras minhas ferias e viagem, continuo tendo um monte de provas. Hoje foi de matematica. A matematica que aprendemos eh calculo de medicamentos, conversao de medidas diferentes, contagem de gotas por minuto para IV, nada complicado. Comecamos na segunda-feira uma serie de quatro practice tests, e a partir dai teremos tres chances de passar com pontuacao de 90% no teste final. Na sexta-feira teremos o grande dia de assessment cephalocaudal "head to toe"...ai sim a coisa pega! Como esses testes praticos sao estressantes!!!!!

Saturday, November 15, 2008

Comida Libanesa

Ja faz um tempo e eu estava conversando com a Lindsey, uma colega de classe, e no meio do caso, ela disse que tinha ido comer quibe. Eu disse: Serio? Quibe por aqui? Nunca imaginei!
Ela mora em Clarksdale, Mississippi, uma cidade pequena ha 30 minutos daqui. Ela disse que o restaurante era de libaneses. Fiquei curiosa pra ir ateh lah, ateh comentei com o Leon, mas acabei me esquecendo disso. Hoje, na hora do almoco, o Leon perguntou se eu queria ir ateh lah, porque nos dois ja estamos meio cansados das comidas que servem por aqui. Aqui temos McDs, Sonic, Subway, KFC, um restaurante de comida chinesa, outro de comida chinesa e americana, o mexicano, e outros lugares que servem comida sulista. Entao, nos resolvemos encarar os 30 minutos e experimentar o restaurante libanes. Nos pedimos kibe, charutinhos de folhas de uva, charutos de repolho e uma salada; pena que eles nao tinham tabule hoje. A diferenca do quibe para aquele que eu conhecia, eh que tinha castanhas dentro. Achei o charuto de folhas de uva uma delicia!!! Quando eu vou para Campo Grande, eu faco questao de almocar num restaurante de chineses que servem quibe de mussarela e quibe de ovo, delicia!!! A diferenca mais drastica mesmo eh o preco, soh um quibe aqui custou $6, no Brasa a gente paga uns dois reais, mas vamos que vamos, foi bom sair um pouco da rotina culinaria!

Tuesday, November 4, 2008

Eleicoes 2008

Hoje eh dia de eleicoes em dobro por aqui.

Alem das eleicoes presidenciais, tivemos hoje as eleicoes pra representantes do nosso curso: Presidente, vice-presidente, tesoureiro e membros de comissao da turma de Enfermagem. Votei na minha amiga Paula e espero que ela ganhe!!!

Quanto aos votos presidenciais, ainda nao participo, mas estou ansiosa por CHANGE! Espero que a politica diplomatica, que busca nivelacao economica, que valoriza a mulher no mercado de trabalho o tanto quanto ela merece (faz o mesmo trabalho, tem que ser paga como o homem, tao obvio e tao ridiculo pensar que homens exercendo a mesma funcao AINDA sao mais pagos num pais "TAO DESENVOLVIDO" como esse). Uma politica voltada a melhora do sistema de saude (um problema serissimo nesse pais)que eu como residente e futura enfermeira nao poderia deixar de ver a superioridade das propostas democratas para o sistema de saude, e que tem propostas mais sensatas pra lidar com essa crise economica.
Como essa lideranca realmente efetuara ainda nao sabemos, mas estou apostando em mudancas e sedenta pro fim dessa guerra RIDICULA que tem ceifado tantas vidas em ambos os lados!

Fora tudo isso, nao suportaria aquela topeira da Palin no poder...ja imaginou se o presidente falta e aquela mulher assume a presidencia da maior potencia mundial? Estou aqui de dedinhos cruzados!