Monday, September 28, 2009

Estagios Med-Surg e Labor, Delivery, Recovery and Nursery

Ando escrevendo bem menos do que planejei. Quando comecei o curso imaginei que viria todos os dias escrever com milhares de novidades interessantes, mas nao eh bem assim. Ando cansada, estressada, muita coisa acontecendo como nao planejei, mas a palavra chave eh flexibilidade, adaptacao, e pra falar o portugues mais escrachado: engolir muito sapo, muitos sapos, e quem me conhece sabe que tenho pavor de sapo, ha!

Semana passada todas nos do grupo fomos escaladas pro Med-Surg que chamamos nesse hospital de A Wing...nada mais eh do que o piso geral do hospital. Na segunda-feira tivemos o estagio mas na quarta fomos avisadas que nao poderiamos ir ao hospital. Fomos pro campus porque o Joint Comission estava fazendo uma visita ao hospital, e nessas visitas tanto a administracao do hospital, quanto nos mesmos e nossa instrutora queremos distancia de la. Eles fazem uma vistoria geral e observam praticamente todo o funcionamento no hospital, os profissionais de todas as areas, observam se todos os procedimentos estao sendo tomados como deveriam etc...
Os hospitais nao sao obrigados a receber a visita do Joint Comission, mas decidem se afiliar para que possam estar entre os aprovados por tal comissao.

Essa semana estou com uma colega na area de Parto, pos parto, bercario e pediatria. Primeiro fomos ao bercario e acompanhamos todo o exame inicial do recem-nascido feito pela enfermeira. Ficamos so observando o maior chororo hehe. Ano passado, passei soh um dia no bercario e o bebezinho estava com problemas respiratorios, e seu choro era bem fraquinho. O bebe de hoje era super escandaloso, o que eh bom porque ele esta cheio de saude.

Thursday, September 17, 2009

Semana na UTI

Essa semana meu estagio foi na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), ou ICU (Intensive Unit Care). Quando eu cheguei no hospital na segunda-feira cedo, uma das colegas de classe me perguntou pra onde eu iria e eu disse: UCI (misturando a sigla em portugues). Ela me olhou tao confusa, que na hora me toquei e corrigi "ICU". Nem expliquei pra ela porque me confundi, soh comecei a rir de mim mesma e da expressao confusa dela.

O meu estagio na UTI foi muito positivo, eu adorei! O hospital eh bem pequeno, e na segunda-feira tinha apenas uma paciente nessa unidade. Minha colega que tambem foi designada pra UTI e eu "dividimos" a paciente. Mesmo tendo vontade de postar detalhes sobre meu estagio, eu nao posso, porque isso seria violacao da HIPAA, uma lei que protege todas as informacoes pessoais do paciente. So posso dizer que foi um aprendizado enorme. Obviamente quem eh transferido pra unidade de cuidado intensivo esta com a saude bem fragilizada.

Quando voltamos na quarta, tinha dois pacientes na unidade. Na hora do almoco um terceiro foi admitido, e precisava de um cateter intravenoso. Wow! Eu gelei! Pensei: Sera que vai ser agora que vou iniciar o soro pela primeira vez? Ja apliquei varias injecoes subcutaneas e intramusculares, mas confesso que soh de pensar em aplicar o cateter na veia de alguem me dava arrepios. Treinar no braco falso eh uma coisa, ter a pessoa ali ao vivo e ter que dar conta do recado eh outra totalmente diferente. Estava apavorada pra falar a verdade, mas quando olhei na cara da minha colega vi que ela estava milhoes de vezes mais apavorada que eu, entao me toquei que nao tinha escapatoria. Era ali, e naquele momento. Ela pediu pra eu aplicar, afinal ela ja estava nervosa demais (nem vou comentar sobre isso, mas meu grupo tem passado muito estresse desnecessario). Do nosso grupo de 7 pessoas, a unica que tinha tentado aplicar o cateter tinha sido a colega que estava fazendo estagio no Pronto Socorro, e ela ja tinha tentado em 3 pessoas diferentes, mas nao foi bem sucedida (a gente soh tem chance de aplicar uma vez na mesma pessoa, se errarmos nossa professora eh quem aplica). Imagino como o nervosismo vai crescendo com o numero de tentativas frustradas. E na verdade, tem pessoas que tem uma veia "facil" e outras que tem veia "dificil".


Voltando naquele momento: minha professora entrou no quarto (ela tem que estar presente em qualquer procedimento invasivo). Eu bem que queria fugir, mas nao tinha pra onde kkkkkk. Entao preparei o braco, achei a veia, limpei com alcool, peguei o cateter, apliquei e entao vi o sangue retornando....ALIVIO! Estava no lugar certo, na veia! Coloquei o dispositivo de protecao, segurei o cateter com fita adesiva e apliquei o soro fisiologico (pra ter certeza que estava mesmo no lugar certo). Me deu um alivio enorme!!! Tive a sorte de achar uma pessoa com veia bem "facil". Ufa!

E a programacao de amanha eh bem light: Vamos passar a manha numa escolinha soh observando e interagindo com a criancada (estamos estudando sobre crescimento e desenvolvimento do nascimento a adolescencia). Acho que vai ser divertido!

Sunday, September 13, 2009

Busy Week parte 3 Almoco na Sexta

Nessa sexta-feira todos nos tivemos aula em Helena. Vou explicar: O college tem 3 campus: o de Helena, o de Stuttgart e o de DeWitt, e o pessoal de DeWitt se reune e assiste as aulas por video (acompanham a aula simultaneamente e interagem).

Essa sexta, no entanto, todos vieram pra Helena. A eleita presidente da sala nos enviou um e-mail dizendo que traria almoco pra todos os alunos e professores porque queria incentivar a uniao da turma toda. Ela ja disse antes que achava que formavamos muitas panelinhas. Eu particularmente sei que nossa sala nao eh a mais unida do mundo, mas acho natural que ao longo dos anos a gente crie um vinculo mais achegado com um subgrupo dentro do grupo, eh uma questao de afinidades. A minha "panelinha por exemplo, inclui umas cinco pessoas. Eu sempre gostei de estudar sozinha, mas esse semestre tenho que admitir que estudo em grupo tem me ajudado. Ateh quando tive minha aula de Speech estudei que um grupo de estudo nao pode ser muito grande, porque ao inves de estudar acabaria por distrair e perder tempo. Quando treinavamos aplicar IV, por exemplo, uma corrigia a outra. Isso nao quer dizer que nao interajo com ninguem fora desse "grupinho", que acabou se formando porque tinhamos tempo e disposicao de ficar na faculdade apos as aulas treinando o que aprendemos nas aulas praticas ou tirando duvidas para provas teoricas.

Mas enfim, a intencao da presidente foi boa, valida, generosa e eu fiquei imaginando: Ela vai cozinhar pra 70 pessoas logo nessa semana que tivemos 3 provas?
Na verdade ela encomendou frutas, saladas, sanduiches e um baita bolo do supermercado proximo a faculdade. Outra menina da sala levou refrigerantes, a menina que foi votada pra ser secretaria e tesoureira.

A reuniaozinha foi otima! Nem todos da sala foram, mas a maioria foi. Ela foi muito generosa e a gente sabe que a situacao financeira dela nao eh das mais privilegiadas. Ela tem seis filhos (dois casais de gemeos), cuida de 3 irmas, e o marido tem problemas de saude. Eu tive a ideia de conversar com umas colegas e juntas comprarmos um cartao de agradecimento e um gift card. Tirei poucas fotos, e depois quero pegar o resto das fotos com o pessoal, inclusive uma foto que posamos todos nos juntos.


Saturday, September 12, 2009

Busy Week parte 2 Teoria

A semana foi uma correria porque tivemos 3 provas. Uma na quarta, uma na quinta e outra na sexta.

A prova de quarta incluiu estagios do parto, posicoes do feto e como isso afeta o trabalho de parto e como monitorar a saude da mae e do feto (acreditem: eh muita coisa).
A prova de quinta foi sobre parto vaginal, cesariana, complicacoes em ambos tipos de partos), intervencoes, analgesia e metodos pra controlar a dor. (Muita coisa 2).
A prova de sexta incluiu medicacao intravenosa, controle de infeccao e precaucao-padroes.

Eu olhei minha imagem no espelho na sexta-feira e achei muito feia. Nao eh crise de auto-estima, nada disso, era a expressao cansada, de tanto estudar e pouco dormir. Achei minha pele feia, meus olhos opacos, sem vida. As olheiras estavam mais escuras. O que tres provas seguidas com tanto conteudo nao fazem com a gente? hahahaha. Eu amo o que estudo, nao estou reclamando, por mais que pareca reclamacao. Eu acho maravilhoso aprender tudo que estou aprendendo, e cada dia me apaixono mais pela enfermagem. Porem, foi uma semana muito doida, isso foi.

Friday, September 11, 2009

Busy Week parte 1 Estagio

Essa semana passou voando! Quanto mais ocupados estamos, parece que o tempo passa mais rapido.

Na segunda-feira foi feriado, mas quarta-feira cedinho ja estavamos no hospital. Na quarta passada, a professora nos colocou em pares pra atender apenas um paciente. Ela queria que melhorassemos nosso trabalho em equipe. Uma pessoa ia examinar o paciente e a outra ia conferir as ordens medicas e a ficha e administraria os medicamentos. Isso exigia boa comunicacao entre a dupla porque tinhamos um curto periodo de tempo. Eu fui fazer o exame e minha colega ficou responsavel pela medicacao. Quando cheguei no quarto, o medico estava examinando meu paciente, o que me tomou uns bons dez minutos. Depois de 15 minutos minha professora ja estava me dando a maior licao porque minha parceira ja tinha conferido todos os remedios e ordens medicas (apenas 3 remedios). Ok! Me apressei e no final deu tudo certo!


Nessa quarta-feira, a mesma dupla trabalhou novamente. Dessa vez minha parceira faria o exame e eu administraria os remedios. Novo paciente, quantos remedios? 20! Eu tenho que conferir tudo na receita do medico, o que eh uma tortura pra mim. Eh muito dificil ler o que ele escreve, uma missao quase impossivel. Tenho vontade ateh de chorar, porque todos estao ocupados, e ninguem pode me ajudar. Fico olhando as vezes por um minuto e imaginando que uma fadinha vai aparecer, decifrar a letra e sussurar no meu ouvido! Depois de decifrar o quase impossivel, tenho que procurar no meu dicionario a classificacao, como o remedio funciona a nivel celular, as indicacoes, contra-indicacoes, efeitos colaterais. Tem alguns remedios que ja estou bem familiarizada, mas tem muitos que ainda preciso olhar no dicionario. Isso consome tempo, claro! Alem disso, cada remedio tem duzentos nomes (exagero)! O nome generico, o nome da marca, e outros nomes, e dai la vai mais tempo procurando o remedio por outro nome. Enquanto isso minha instrutora vem e me da outra licao porque eu ainda nao estou pronta pra ir na Sala de Medicacao. E nao adianta dizer pra ela que demorei mais que a parceira porque a parceira tinha soh 3 remedios. Se eu ousar dizer isso a resposta sera: Quando vc se formar, vc tera dez pacientes e se eles tiverem 20 ou 30 medicacoes cada um?

Estresse total! Fora isso, deu tudo certo! Segunda e quarta farei estagio na UTI.

Monday, September 7, 2009

Mudancas

Mudei o titulo e a descricao do blog, bem como o "about me".
Pouco antes de comecar o programa de enfermagem tive a ideia de abrir o blog pra registrar meus dias de estudante, como um diario virtual. Postei bastante sobre meu dia-a-dia, mas meus postes ultimamente tem sido quase todos relacionados ao meu curso. Por isso me deu vontade de mudar o titulo. Parece falta do que fazer, mas se eh uma pessoa que nao tem falta do que fazer no momento sou eu hehehe.

Saturday, September 5, 2009

Prova pratica e minha nota

Obrigada pelo comentario de todas voces. O motivo da minha chateacao por ter reprovado nao foi o erro em si, mas a nota. Aqui temos duas provas praticas por semestre e elas valem 10% da media do semestre e isso conta muito! Tenho mais uma chance pra passar na prova pratica e tenho que passar pra poder ir adiante. Eu luto muito pra manter minha nota alta porque soh assim posso manter minha bolsa atual e receber aquela bolsa pro meu bacharelado, entao ponho muita pressao em cima de mim. Errar eh humano e infelizmente eu vou errar mesmo depois que tiver minha licensa, porque nao existe uma enfermeira que nunca cometeu um erro. Fiquei chateada, e agora vou ter que me esforcar muito mais nas provas teoricas pra manter um bom GPA, mas ja passou, o negocio eh olhar pra frente!

Bom fim de semana pra voces!

Friday, September 4, 2009

Update

Eu reprovei na prova pratica :(
Tinha treinado tanto, acho que o nervoso tomou conta. Minha instrutora foi muito legal, fez o que pode pra me ajudar, me perguntou tres vezes no final: "Tem certeza que voce nao se esqueceu de nada?". Quando ela me perguntou, eu ja sabia que tinha me esquecido de algo, mas me deu um branco. Eu vi que ela ficou chateada, pois ela me via treinando quase todos os dias, sabe que me esforcei. Ela tentou me consolar e disse pra eu nao me preocupar que na terca-feira vamos todos nos reunir (ateh o meu horario 5 pessoas tinham sido testadas e 4 reprovaram) e conversar sobre essa prova. Eu estou calma, fiquei muito chateada por ter esquecido um detalhe assim tao obvio (desafrouxar o torniquete).


Correcao: Ontem eu postei sobre nossos horarios no hospital, e a falta de intervalos, mas nao mencionei que isso fica a criterio da minha instrutora. O hospital nao tem controle nenhum sobre nossos horarios. Tudo que fazemos e o horario que passamos la eh decidido pela instrutora, mas claro, temos que seguir regulamentos do hospital. Depois percebi que o jeito que eu escrevi deu a entender que o hospital nos tratava assim.

Thursday, September 3, 2009

Prova Pratica de IV amanha

Entao, meu estagio comecou na segunda (dois dias na semana: segunda e quarta). Eu deveria descrever detalhadamente como foi, mas estou sem pique. Mal comecou e meu nivel de estresse ja esta nas alturas. Um resumao:

*Das 8 da manha as 2 da tarde sem intervalo nenhum, nem pra tomar agua. Escapei por 2 minutos pra ir ao banheiro porque nao ha bexiga que aguente, mas isso foi minha escolha de usar esses dois minutos entre os 20 minutos que eu tinha pra fazer o exame fisico de um paciente.

*Sem costume de passar tanto tempo sem alimento e bebida eu e minha amiga estavamos com uma super dor de cabeca depois que deixamos o hospital na segunda-feira (inclusive na segunda soh fomos liberadas as 14:20 hs).

*Sao apenas 14 alunos no hospital que estou indo, e ja vi 4 pessoas chorando nesses dois dias.

*Os outros mais de 50 alunos que estao fazendo estagio no outro hospital tem 30 minutos de intervalo e recebem almoco do hospital.

*Teve um determinado momento na segunda-feira que me deu vontade de simplesmente "walk way"...pegar minha trouxinha (pasta com livros), e nunca mais voltar. Mas claro que depois de um minuto o sangue comecou a esfriar e eu repensei minha decisao. Cheguei muito longe pra desistir.

Enfim, amanha tenho a primeira prova pratica do semestre: IV start, flush, IV infusion and documentation. Treinei muito, muito, muito e muito! Faz duas semanas que estou treinando. Sei todos os passos de cor e salteado e agora eh soh controlar os nervos e se Deus quiser eu vou passar!

Com todos esses asteriscos eu preciso achar um meio de controlar meu estresse. Retornei minhas caminhadas alternando com corrida (soh 30 minutos por dia), estou tirando dez minutos do dia pra relaxar com exercicio de respiracao e acho que tem ajudado mas sem duvida a maior ajuda que tenho recebido eh a compreensao, o carinho e a disposicao do meu marido. O apoio dele tem sido tudo! Estou escrevendo porque quero registrar isso e quem sabe quando tiver danada da vida com ele (casamento nao eh um mar de rosas), eu volte aqui e me lembre o quanto ele tem sido cuidadoso, o quanto ele tem me poupado e o quanto eu sou a mulher mais sortuda desse mundo por ter encontrado esse anjo em forma humana!